Médico ortopedista explica como tratar ruptura de ligamentos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
09/12/2015 - 12h00m

Médico ortopedista explica como tratar ruptura de ligamentos

Portal EBC 
Agência Brasil/Arquivo
Ruptura ocorre quando os ligamentos que suportam uma articulação são subtamente esticados ou rasgados
Ruptura ocorre quando os ligamentos que suportam uma articulação são subtamente esticados ou rasgados

Brasília - Os ligamentos são tecidos fibrosos que ligam os ossos, mantendo-os unidos e dando estabilidade para as articulações, também chamados de estabilizadores estáticos, pois não possuem movimento. Uma ruptura de ligamentos acontece quando os ligamentos que suportam uma articulação são subtamente esticados ou rasgados, ocorrendo assim, uma instabilidade nas articulações.

As rupturas podem ocorrer tanto nas articulações dos membros inferiores, como por exemplo, nos tornozelos, nos joelhos ou nos dedos dos pés, como também nas articulações dos membros superiores, por exemplo nos punhos, ombro e nos dedos das mãos. As rupturas mais comuns acontecem nos membros inferiores, principalmente, nos tornozelos e nos joelhos.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Coordenador de Ortopedia, Julian Machado, a causa na maioria das vezes ocorre por algum trauma, torção ou algum tipo de impacto que leva o corpo a fazer um deslocamento das articulações, forçando estas a fazerem a ruptura dos ligamentos, entretanto existem outras causas possíveis: “Existem algumas doenças como a artrite reumatoide ou doenças reumatológicas que podem levar a degeneração do tecido do ligamento ou a um envelhecimento precoce desses ligamentos em que qualquer pequeno movimento pode levar a uma ruptura ligamentar”.

O diagnóstico é feito pelo exame clínico, físico, por um especialista que avaliará a mobilidade da articulação e por meio de exames complementares. O tratamento pode ser clínico, não-cirúrgico, com um período de imobilização, com o auxílio, posteriormente, de fisioterapia, até uma intervenção cirúrgica. A recuperação e cicatrização da lesão pode ser demorada.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro