Memorial da América Latina faz homenagem ao cinema latino - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
04/12/2015 - 15h05m

Memorial da América Latina faz homenagem ao cinema latino

Agência Hoje  
Reprodução

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - Entre os dias 5 de dezembro e 1º de fevereiro o Memorial da América Latina expõe peças que relembram os 10 anos do Festival de Cinema Latino-Americano, homenageando grandes filmes e personalidades da região. De terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

A mostra também serve como abertura oficial do Espaço Gabriel García Márquez – Gabo, que foi um jornalista, roteirista e escritor colombiano de grande importância, sendo ganhador do Nobel de Literatura e famoso por obras como “Cem Anos de Solidão” e “Amor nos Tempos de Cólera”.

A exposição conta com uma linha do tempo repleta de imagens de filmes selecionados para retrospectivas que já passaram pelo evento (“Novo Cinema Latino-Americano” 1 e 2; “Desdobramentos do Cinema Novo”; “1990 – Retomada do Cinema Latino-Americano”; “Consolidação da Retomada”), além dos cartazes de suas dez edições. Esta sessão ainda conta com cenas de 55 filmes produzidos entre 1959 e 2009.

O Festival também possui uma parte dedicada aos 17 homenageados ao longo das edições do festival, como os cineastas argentinos Fernando Birri, Fernando Solanas, Marcelo Piñeyro e Pablo Trapero; o mexicano Paulo Leduc; e os brasileiros Guido Araújo, Hector Babenco, João Batista de Andrade, Lírio Ferreira, Nelson Pereira dos Santos, Orlando Senna e Sílvio Tendler; as atrizes brasileira e argentina Leandra Leal e Martina Gusmán; o crítico e gestor brasileiro José Carlos Avellar, o fundador e ex-diretor da Cinemateca Uruguaia Manuel Martínez Carril; e o já citado Gabriel García Márquez.

 

SERVIÇO

Exposição 10 Anos – Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e inauguração do Espaço Gabriel García Márquez – Gabo.

De terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Local: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade 664, Barra Funda, São Paulo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro