Meninos do Brasil brilham e goleiam EUA em grande estilo: 4 a 1 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
31/05/2012 - 07h35m

Meninos do Brasil brilham e goleiam EUA em grande estilo: 4 a 1

Agence France Presse 
©AFP/Getty Images / Rob Carr
Pato fez o quarto gol do Brasil na partida
Pato fez o quarto gol do Brasil na partida
  • Marcelo fez o terceiro gol e deu o passe para o quarto

LANDOVER (AFP) - A seleção brasileira, formada em sua grande maioria por jogadores com idade olímpica (até 23 anos), teve uma boa atuação e derrotou os Estados Unidos por 4 a 1 nesta quarta-feira, em Landover, subúrbio da capital Washington, em partida amistosa que serve de preparação para os Jogos de Londres-2012.

Neymar abriu o placar de pênalti aos 11 minutos de jogo, Thiago Silva ampliou de cabeça aos 26, mas Gómez diminuiu aos 44, logo antes do intervalo. Marcelo fez 3 a 1 aos 7 do segundo tempo e Pato, que não jogava desde abril, selou o resultado aos 42.

Esta foi a segunda vitória convincente dos comandados do técnico Mano Menezes em cinco dias, após o triunfo por 3 a 1 sobre a Dinamarca, no último sábado, em Hamburgo, Alemanha.

A seleção brasileira ainda disputa dois amistosos nos Estados Unidos, contra o México, no dia 3 de junho, em Dallas, e contra a Argentina, no dia 9 de junho, em Nova Jersey.

No FedExField lotado com 67.619 torcedores, o Brasil começou trocando passes rápidos, mas no início teve certa dificuldade para chegar perto da área adversária, enquanto os americanos optavam por um jogo mais simples, com os zagueiros dando chutões para frente em direção aos atacantes.

Aos 7 minutos de jogo, Hulk fez boa jogada pela direita com Danilo, cruzou para Leandro Damião, mas a bola foi interceptada pelo goleiro Tim Howard, ex-Manchester United.

O Brasil saiu na frente aos 11, após um pênalti que resultou de uma jogada iniciada pelo meia Oscar. O jogador do Internacional rolou a bola em direção de Neymar, o atacante do Santos deixou passar e Leandro Damião arriscou um chute que acabou sendo desviado com o braço pelo zagueiro Onyewu.

O árbitro apitou a penalidade máxima e Neymar cobrou com categoria, no canto esquerdo de Howard.

Os americanos tentaram reagir aos 16 numa falta cobrada por Herculez Gómez, mas Rafael defendeu sem problemas.

Aos 18, Oscar deu um passe açucarado para Leandro Damião, mas o atacante perdeu na cara de Howard, que defendeu com o pé. Três minutos depois, ele teve outra chance após ter invadido a área pela esquerda, mas o goleiro americano salvou sua equipe novamente.

Aos 25, Marcelo arrancou pela esquerda e cruzou para a área. Howard espalmou, a bola sobrou para Hulk, que estava desmarcado, mas o chute do atacante do Porto saiu fraco, foi desviado por um zagueiro e acabou saindo para escanteio.

Neymar cobrou fechado e a zaga americana concedeu um mais um córner. Na sua segunda cobrança, o craque do "Peixe" achou a cabeça de Thiago Silva, que surgiu no meio da defesa e ampliou o placar com uma linda cabeçada no meio do gol de Howard.

Aos 35, Neymar invadiu a área pela esquerda e cruzou para o meio, mas o lateral americano Bocanegra cortou a bola antes da chegada de Leandro Damião.

Três minutos depois, Oscar deu um lindo toque de calcanhar para Marcelo, que fez um cruzamento perigoso pela esquerda, mas Bocanegra afastou de cabeça.

O seleção anfitriã, comandada pelo alemão Jurgen Klinsmann, diminuiu logo antes do intervalo, quando Johnson recebeu um bom lançamento pela esquerda e cruzou desde a linha de fundo. A bola passou por Rafael e sobrou para a cabeça de Gómez, que completou para o gol vazio.

 

O Brasil voltou a pressionar no início do segundo tempo e fez seu terceiro gol aos 8 minutos, com uma linda jogada coletiva. Oscar abriu na esquerda para Hulk, que tocou para Neymar. O atacante do Santos foi para linha de fundo e recuou na medida para Marcelo, que precisou apenas empurrar a bola para as redes.

Os americanos por pouco não diminuíram aos 18, quando Johnson fez um lindo cruzamento após driblar Thiago Silva e Gómez cabeceou para o gol com Rafael batido, mas Rômulo salvou em cima da linha.

Aos 20, Pato entrou no lugar de Leandro Damião e quase balançou as redes na sua primeira jogada, quando tocou de primeira para o gol após receber um grande cruzamento de Neymar em jogada semelhante à do gol de Marcelo, mas desta vez a bola explodiu na trave.

A seleção dos Estados Unidos tentou reagir aos 25 com seu jogador mais experiente, o meia Landon Donovan, mas seu chute foi travado pela zaga brasileira e saiu para escanteio. O próprio Donovan cobrou e Sandro afastou o perigo.

Aos 30, Rafael mostrou que tem condições de ser o goleiro titular da seleção olímpica ao fazer duas defesas espetaculares. Gómez deu o primeiro chute após receber livre na direita, o jovem goleiro espalmou, Boyd pegou a sobra, mandou uma bomba à queima-roupa, mas esbarrou no "paredão" santista.

Os americanos voltaram a levar perigo aos 39, mas Rafael fez outra grande defesa em cabeçada de Bradley após cruzamento de Donovan. No escanteio que seguiu, o goleiro do Santos foi salvo pelo travessão quando Onyewu subiu mais alto que todo mundo para cabecear.

Após o Brasil levar um grande sufoco durante mais de dez minutos, Pato selou o resultado aos 43 com um belo chute cruzado depois de matar a bola no peito ao receber um lançamento certeiro de Marcelo.

Este gol teve um sabor especial para o atacante do Milan, que estava afastado dos gramados desde abril e praticamente não jogou nesta temporada por ter sofrido repetidas lesões.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro