Mercado Municipal de Pinheiros tem estande com produtos do Cerrado - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
23/03/2016 - 12h58m

Mercado Municipal de Pinheiros tem estande com produtos do Cerrado

Fundação Banco do Brasil  
Divulgação
Com investimento social da Fundação BB, espaço facilita o acesso de produtos regionais aos grandes centros
Com investimento social da Fundação BB, espaço facilita o acesso de produtos regionais aos grandes centros

Brasília - A agricultura familiar do cerrado ganha um novo espaço de exposição e comercialização de seus produtos em São Paulo. Alimentos, artesanatos e óleos vegetais, produzidos pela cooperativa Central do Cerrado, já podem ser adquiridos em um box no Mercado Municipal de Pinheiros, na capital paulista.

O espaço, que conta com o investimento social da Fundação BB, é um dos cinco boxes de produtos regionais que estão sendo organizados pelo Instituto Atá, liderado pelo chef Alex Atala, no mercado paulistano.

No mercado, serão comercializados derivados de frutos regionais como, castanhas de pequi e licuri, farinha de baru e jatobá, óleo vegetal de babaçu, conservas (pequi, cajuzinho do cerrado), mel e derivados, condimentos, licores, geleias, polpas de frutos nativos do Cerrado (mangaba, cagaita, murici, araticum, coquinho azedo) e artesanatos com fibras vegetais (capim dourado, palhas, cerâmicas).

Para Luiz Carrazza, secretário executivo da Central do Cerrado, o espaço vai contribuir para promover os produtos do Cerrado e da Caatinga, seus atributos e possibilidades de usos e aplicações. “Esse box é uma oportunidade ímpar para as comunidades extrativistas do cerrado e para os consumidores de uma maneira geral. Ele viabiliza o acesso aos produtos de uso tradicional que não estão disponíveis em todo grande centro e que são de uso muito regional e local. É uma maneira de apresentar o Brasil para os brasileiros”, disse.

O presidente da Fundação BB, José Caetano Minchillo, vê a inauguração do mercado como uma excelente oportunidade de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários do cerrado, que contarão com parceria da FBB e do Instituto Atá. “Essa é uma possibilidade de reforçar que produtos oriundos de cooperativas de pequenos produtores têm qualidade na e conseguem atender o padrão de excelência inclusive nos mercados mais exigentes do país”, afirma.

Para a instalação do estande, a Fundação BB investiu R$ 180 mil. Cerca de 5 mil produtores, associados nas 19 instituições filiadas a Central do Cerrado, vão ser atendidos.

Central do Cerrado

A Central do Cerrado é uma cooperativa estabelecida com 19 organizações comunitárias de sete estados brasileiros (GO, MT, MS, MG, TO, MA e PA) que desenvolvem atividades produtivas, a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado.

Além de promover a divulgação e inserção dos produtos comunitários de uso sustentável do Cerrado nos mercados regionais, nacional e internacional, a Central do Cerrado serve também como centro de disseminação de informações, intercâmbio e apoio técnico para as comunidades na melhoria dos seus processos produtivos, organizacionais e de gestão.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro