São Paulo, SP, 23/04/2024
 
03/11/2015 - 15h08m

Merkel faz alerta para possíveis conflitos armados nos Balcãs

Agência Lusa 
Reprodução
Merkel afirmou que caso não haja acordo na reunião, as negociações vão continuar
Merkel afirmou que caso não haja acordo na reunião, as negociações vão continuar

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou nesta terça-feira (3) para possíveis conflitos armados nos Balcãs, por onde passa a maioria dos refugiados, diante da hipótese de a Alemanha fechar a sua fronteira com a Áustria.

"Nos últimos tempos, a tensão entre os países ocidentais dos Balcãs já começou a ser sentida, não queremos que esses problemas cheguem a confrontos militares”, afirmou a chanceler, nessa segunda-feira (2) à noite.

Especialistas alertam que se a Alemanha - principal destino dos migrantes, em especial dos que fogem da guerra na Síria -, fechar a sua fronteira com a Áustria, os países dos Balcãs vão acabar por fazer o mesmo.

No fim de outubro, a União Europeia anunciou a criação de 100 mil vagas para acolher refugiados na Grécia e nos Balcãs, a fim de conter a crise migratória sem precedentes que provocou tensões entre a Eslovênia, Croácia, Sérvia e Hungria.

Dentro da Alemanha, a questão dos refugiados também divide a coligação conservadores/social-democratas, que não conseguiu chegar a um acordo na reunião realizada domingo (1º).

Uma nova rodada de negociações está marcada para quinta-feira (5) e deverá abordar a criação, sugerida pelos conservadores, de "áreas de trânsito" na fronteira da Alemanha com a Áustria para acelerar a revisão dos registros e despejos, ideia já rejeitada pelo Partido Social Democrata.

Merkel afirmou que caso não haja acordo na reunião, as negociações vão continuar.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro