Mês de abril tem programa de eventos para todos os gostos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
03/04/2018 - 02h21m

Mês de abril tem programa de eventos para todos os gostos

Agência Turismo/Nayara Oliveira 
Ministério do Turismo/Roberto Castro
Jogos dos Povos Indígenas levam grande público para Guajará-Mirim, em Rondonia
Jogos dos Povos Indígenas levam grande público para Guajará-Mirim, em Rondonia

Brasília - O quarto mês do ano chega trazendo festejos e celebrações nos quatro cantos do país. É  oportunidade para você conferir o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo e organizar o melhor roteiro.

Vai ter festival gastronômico, campeonatos, festas religiosas, aniversários, congressos, feiras, exposições e passeios na natureza. Abril, mês de menor fluxo de viagens, é um ótimo momento para quem quer viajar de forma mais econômica e conhecer os encantos e delícias do Brasil.

De festejos regionais a grandes eventos, o calendário turístico do mês oferece variedade de atrativos e locais a serem desbravados.

Para orientar melhor o turista sobre os eventos, o Ministério do Turismo criou o Calendário Nacional de Eventos, site de consulta que aponta os festejos e atividades de lazer que acontecem Brasil afora. A ferramenta é feita de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de turismo e dos organizadores de evento, que enviam o conteúdo das festas para o MTur.

Só para o mês de abril já estão registradas 146 festividades e esse número ainda pode ser ampliado à medida que novos eventos vão sendo inseridos no site. A Agência de Notícias do Turismo separou alguns que podem servir de inspiração para os viajantes.

Para ter acesso a todo o Calendário de Eventos, basta clicar AQUI.

Acompanhe o que está acontecendo no Brasil no mês de abril:

RELIGIOSOS

XXI Via Sacra – Em Itaituba (PA), a Via Sacra é uma ópera a céu aberto que acontece entre os dias 4 e 5 de abril e recebe os visitantes para assistirem à encenação da Paixão de Cristo. Os fiéis percorrem mais de cinco mil metros de caminhada e participam de 16 horas de encenação, que também conta com peças teatrais ligadas a questões sociais.

Romaria de Caucaia do Alto a Pirapora do Bom Jesus – A 78º edição do evento acontece em Cotia (SP) entre os dias 20 a 22 de abril e leva milhares de visitantes a percorrerem um trajeto de fé realizado em diferentes meios de transporte: cavalos, bicicletas, tratos, carros, motos e até mesmo a pé. Os fiéis têm o mesmo destino como caminho de chegada rumo a Pirapora e retorno para a Igreja da Matriz de Caucaia do Alto, onde são esperados com um grande show.

ARTÍSTICOS

Feira da Lua – A Feira da Lua, em Andirá (PR), acontece no dia 12 de abril e é uma oportunidade de apoiar artistas e artesãos locais. O evento incentiva manifestações culturais e proporciona momentos de entretenimento para a comunidade e para turistas, que podem apreciar gastronomia local, artesanato, música e apresentações em um só lugar.

Multifeira Internacional – A feira passa por oito cidades do país e atrai mais de 800 mil visitantes por ano. De 13 a 21 de abril, ela estará no município de Sinop (MT), onde terão presentes expositores de outros países e estados brasileiros. A edição trará um museu egípcio, além de atrações relacionadas a moda, gastronomia e artesanato.

MUSICAIS

7º Festival da Sardinha Samba e Choro – Para quem curte um evento musical, o roteiro deve incluir Macaé (RJ) que, entre 6 a 8 de abril, trará shows variados de grandes nomes da música popular regional e receitas especialmente preparadas com sardinha, ingrediente de sucesso do Festival.

Sensation the Brazilian Tour – A capital mineira Belo Horizonte será palco do festival de música eletrônica, que chega ao país com formato original holandês. A festa é referência para os amantes do eletrônico e tem como atrações grandes DJs. O evento acontece no estádio Mineirão em 14 de abril.

ESPORTIVOS

2º Jogos Tradicionais dos Povos Indígenas – Entre os dias 19 a 22 de abril, a cidade de Guajará-Mirim (RO), que concentra a maior população de comunidades indígenas do estado, vai fomentar, divulgar e preservar a cultura indígena, utilizando suas tradições esportivas.

Os Jogos dos Povos Indígenas oferecem uma oportunidade de celebração com vivências culturais diversificadas e focadas no respeito, na valorização e na busca pelo conhecimento.

Corrida Gantuá de Mountain Bike – O município Mata de São João (BA) receberá a corrida Gantuá nos dias 7 e 8 de abril. O evento é uma prova disputada em duplas que foi desenhada especialmente para passar pelas mais belas trilhas de Praia do Forte. É um desafio único para atletas de todas as idades e com percursos que atende desde iniciantes aos mais experientes.

GASTRONÔMICOS

Dia “D” Deutschland – No dia 7 de abril, é dia de viver uma experiência alemã no berço nacional da Oktoberfest. A cidade de Itapiranga (SC) vai celebrar a cultura europeia com gastronomia típica nos restaurantes e padarias, promoções especiais no comércio, passeios de trenzinho e de barco no rio Uruguai, além de atividades recreativas e culturais.

Festival do Açaí – As iguarias do açaí, como bolos, mingaus, tortas, doces, pudim e o próprio produto in natura são as atrações do Festival, que acontece de 27 a 29 de abril, na cidade de Afuá (PA).

Durante o show gastronômico, a delícia também será servida com pratos típicos da gastronomia paraense, considerada a número um do país. Camarão, peixes, carne e frango comporão os pratos a serem degustados.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro