Metrô faz apresentação do primeiro trem que atenderá Linha 5-Lilás - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
12/11/2013 - 09h13m

Metrô faz apresentação do primeiro trem que atenderá Linha 5-Lilás

Agência Hoje 
Edson Lopes Jr
Novo trem da Linha 5-Lilás é mais moderno, tem corredores largos e tecnologia de ponta
Novo trem da Linha 5-Lilás é mais moderno, tem corredores largos e tecnologia de ponta
  • Alckmin esteve na apresentação do novo trem e fez comparação com modelos anteriores: "é bem melhor"

São Paulo (Agência Hoje) - Depois de anunciar o prolongamento da Linha 5-Lilás, o Metrô apresentou nesta terça-feira, 12, o novo trem que será colocado à disposição dos passageiros, inicialmente entre as estações Largo 13 e Chácara Klabin. A composição é a primeira de um total de 26 e já está à disposição para testes no Pátio Capão Redondo.

Os novos trens não terão mais divisão entre os carros e contarão com um corredor de passagem amplo entre um vagão e outro. A principal novidade é sua tecnologia sustentável. A iluminação interna é feita por luzes de led que são mais eficientes, econômicas e duráveis em relação às lâmpadas convencionais, além da utilização de baterias alcalinas e o uso de lubrificantes ecologicamente corretos que reduzem o desgaste entre as rodas e os trilhos.

"Cada trem tem capacidade para dois mil passageiros, é um trem muito mais moderno. Se você comparar com esse que está aqui ao lado, de 11 anos atrás, você vai verificar o quanto avançou a tecnologia. Motorização, torque, sistemas de frenagem, duplo ar condicionado, vagão continuo, então mais conforto, mais segurança, lâmpadas led, sustentabilidade, detecção de problema de fumaça, de incêndio, enfim, é tecnologia de ponta", disse Geraldo Alckmin durante a apresentação.

O investimento total para fabricação dos trens foi de R$ 615,10 milhões. As demais composições serão entregues entre o final deste ano e durante o ano de 2014, para iniciarem os testes e serem liberados para a operação na Linha 5-Lilás. Agora, a nova composição passará por testes dinâmicos de validação nas vias do Metrô. A segunda composição já foi montada e finalizará os testes estáticos ainda este mês.

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