México exige "responsabilidades" ao Egito após morte de turistas em ataque por engano - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
14/09/2015 - 14h54m

México exige "responsabilidades" ao Egito após morte de turistas em ataque por engano

Agência Lusa 

Cidade do México - O governo do México entregou nesta segunda-feira (14) uma nota diplomática de protesto ao Egito pelo ataque por engano contra um grupo de turistas mexicanos perto do Cairo, na qual solicita uma investigação “rápida e exaustiva” e exige “responsabilidades”.

No domingo (13), 12 pessoas foram mortas, incluindo pelo menos dois mexicanos, e dez ficaram feridas num ataque aéreo de aviões e helicópteros militares egípcios que visou a um grupo de turistas numa região oeste do deserto.

Já o sindicato de guias turísticos do Egito informou, em comunicado, que entre os 12 mortos estão oito cidadãos mexicanos, enquanto o primeiro-ministro interino do Egito, Ibrahim Mehleb, assegurava à agência noticiosa EFE que estão sendo fornecidos “os máximos cuidados” médicos aos feridos, após uma visita ao hospital onde estão internados. “Estamos muito tristes. É algo que afeta cada egípcio”, disse.

Previamente, e em coletiva de imprensa na Cidade do México, a chefe da diplomacia mexicana, Claudia Ruis Massieu, adiantou que o Governo egípcio lhe comunicou ter sido constituído um “comitê de investigação” dirigido pelo primeiro-ministro em funções.

“Desde domingo (13), estou em contato com o embaixador do Egito no México, Yasser Shaban, e esta manhã recebi-o no ministério, onde foi entregue a nota diplomática na qual o governo mexicano expressa sua profunda consternação por estes deploráveis acontecimentos”, afirmou a ministra.

Claudia Massieu exigiu a realização de uma “investigação expedita, exaustiva e de fundo, e que se proporcione sem demora uma explicação objetiva que estabeleça os factos e as responsabilidades que daí derivarem”.

No protesto diplomático, as autoridades mexicanas solicitam aos responsáveis egípcios que “forneçam a mais alta prioridade e urgência ao esclarecimento deste assunto, concedam as facilidades necessárias à Embaixada do México no Cairo e ao seu pessoal no desempenho de suas funções e propiciem todos os apoios para o futuro repatriamento” das vítimas.

A ministra revelou ainda durante a coletiva que as forças de segurança egípcias atacaram, por engano, os turistas mexicanos, de forma aérea e com bombas, segundo o testemunho dos sobreviventes.

As vítimas foram alvo “de um ataque aéreo com bombas lançadas desde um avião e helicópteros”, disse, antes de esclarecer que até ao momento só estava confirmada a morte de dois mexicanos e que outros seis estavam hospitalizados e em situação “estável”.

Por sua vez, o Ministério do Interior egípcio confirmou que pelo menos 12 pessoas morreram e dez ficaram feridas no ataque, entre mexicanos e egípcios que integravam o grupo, e indicou que a polícia e o Exército “confundiram os turistas com terroristas”.

O ataque ocorreu no domingo no Oásis de Bahareya, no deserto ocidental do Egito, onde os turistas, que tinham chegado ao Cairo na sexta-feira, tinham parado para comer.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro