Milhares de pessoas celebram os 75 anos da ponte Golden Gate - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
28/05/2012 - 10h57m

Milhares de pessoas celebram os 75 anos da ponte Golden Gate

Agence France Presse 
©AFP / Kimihiro Hoshino
A comemoração do aniversário aconteceu exatamente 75 anos após a abertura da ponte ao público
A comemoração do aniversário aconteceu exatamente 75 anos após a abertura da ponte ao público

SAN FRANCISCO (AFP) - Dezenas de milhares de pessoas se reuniram na noite de domingo no passeio marítimo de San Francisco para participar nas comemorações do 75º aniversário da ponte Golden Gate, o monumento mais famoso da cidade.

O "Golden Gate Festival" tinha como atrações exposições, concertos, desfiles de carros antigos e uma exposição de embarcações, além da passagem sob a pont do navio Nimitz da Marinha americana.

A comemoração do aniversário aconteceu exatamente 75 anos após a abertura da ponte ao público: para os pedestres em 27 de maio de 1937 e, no dia seguinte, para veículos. Na ocasião, a Golden Gate era a ponte suspensa mais longa do mundo.

Obra do engenheiro Joseph Strauss, a Golden Gate Bridge se distingue das demais pela cor, oficialmente denominada "laranja internacional", e escolhida sobretudo para garantir sua visibilidade para os marinheiros.

A construção da ponte durou quatro anos. Com 2.737 metros de comprimento, tem 27 metros de largura e suas duas torres chegam a 230 metros. As pistas ficam a 67 metros da água.

A ponte também é acessível a pedestres e ciclistas, o que facilitou muitos suicídios ao longo dos anos. Segundo o jornal local San Francisco Chronicle, 1.218 pessoas saltaram da Golden Gate entre 1937 e abril de 2006.

A associação Bridge Rail Foundation, que luta pela instalação de uma rede de segurança sob o monumento, colocou no passeio marítimo 1.558 pares de sapatos, o número estimado pela organização de pessoas que pularam da Golden Gate desde a inauguração.

O saldo aumentou no dia do aniversário de 75 anos, com a descoberta do corpo de um homem de 40 anos em uma das praias da baía. A porta-voz do parque Golden Gate confirmou o suícídio.

Os festejos para a ponte se prolongam por todo o ano de 2012 e foram dominados pela abertura, no começo de maio, de um novo centro de boas-vindas para os visitantes, na entrada sul.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro