Ministério da Cultura vai investir no setor audiovisual da CPLP - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
30/10/2014 - 12h49m

Ministério da Cultura vai investir no setor audiovisual da CPLP

Agência Brasil/Cristina Indio do Brasil  
Reprodução
A secretária executiva do ministério anunciou a concessão de premiação em dinheiro aos países-membros da CPLP
A secretária executiva do ministério anunciou a concessão de premiação em dinheiro aos países-membros da CPLP

Rio de Janeiro - O Ministério da Cultura (MinC) vai investir no setor audiovisual da Comunidade dos Países de Língua Portuguessa (CPLP).

Segundo a secretária executiva do ministério, Ana Cristina Wanzeler, os recursos serão usados em três ações: DOCTV, FICTV e Nossa Língua.

A secretária representou a ministra da Cultura, Marta Suplicy, na última quarta-feira (29) à noite, na entrega do Prêmio Camões ao escritor, poeta e historiador Alberto da Costa e Silva, no auditório da Fundação Biblioteca Nacional, no centro do Rio.

Ela anunciou a concessão de premiação em dinheiro aos países-membros da CPLP.

Ana Cristina Wanzeler leu o texto com que Marta Suplicy abriria a cerimônia. A ministra lembrou que no ano que vem serão celebrados os 40 anos de independência de diversos países africanos e que em 2016 serão comemorados 20 anos de criação da CPLP.

"O programa vai permitir a retomada da pauta do audiovisual dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", destacou a mensagem.

De acordo com o MinC, o Brasil e Portugal se comprometeram a aplicar o equivalente a R$ 10 milhões, sendo que governo brasileiro, por meio de gestões da Secretaria do Audiovisual e da Agência Nacional de Cinema vai liberar R$ 7 milhões para o programa no biênio 2015/2016.

O DOCTV CPLP vai ser um documentário de 26 minutos em cada um dos países da comunidade lusófona. O FICTV , programa de fomento ao deseolvolvimento , produção e teledifusão de obras de ficção da CPLP, vai selecionadr projetos dos países integrantes para um telefilme de 52 minutos.

O Nossa Língua vai organizar uma faixa de programação semanal de 60 minutos determinada para a exibição de documentários de origem dos países da CPLP.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro