Ministério libera três últimos guindastes da Arena Corinthians - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
13/12/2013 - 18h48m

Ministério libera três últimos guindastes da Arena Corinthians

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz 
Agência Brasil/Marcelo Camargo
Obra da Arena Corinthians foi retomada com 1.350 funcionários após liberação do Ministério do Trabalho
Obra da Arena Corinthians foi retomada com 1.350 funcionários após liberação do Ministério do Trabalho

São Paulo – Os três últimos guindastes da obra do estádio do Corinthians, que estavam interditados desde o acidente ocorrido em novembro, foram liberados hoje (13), após vistoria do Ministério do Trabalho e Emprego. O acidente provocou a morte de duas pessoas. O Itaquerão será o palco da cerimônia e do jogo de abertura da Copa do Mundo, em junho do ano que vem.

No início da semana, cinco guindastes foram liberados e voltaram a funcionar. Com isso, oito dos nove guindastes que eram usados na obra foram liberados. Agora, falta apenas a remoção do guindaste que caiu, o que só deverá ser feito após uma perícia no local, que ainda não foi marcada, porque é preciso escolher o instituto que fará a análise. O Ministério do Trabalho informou à Agência Brasil que há três institutos no Brasil capazes de fazer a perícia. Um deles é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“Apontamos as falhas que precisavam ser corrigidas nos equipamentos, e a empresa fez as alterações. Agora estamos definindo o instituto que fará a análise do guindaste que desabou, e cobrando um posicionamento em relação ao excesso de horas extras e sobrecarga de trabalho dos operários”, disse o superintendente regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, Luiz Antonio Medeiros.

Segundo o ministério, um plano apresentado pela Odebrecht prevê que seja removido até 15 de janeiro o guindaste acidentado, que era o maior em operação do país. Por ser um guindaste grande, a remoção deverá demorar dias. O ministério também informou que, até 15 de fevereiro, novos guindastes deverão ser instalados para retomar o trabalho que era feito pelo equipamento que caiu.

Em nota à imprensa, a Odebrecht confirmou a liberação dos três últimos guindastes. “Todos os oito guindastes em operação foram analisados e liberados pelo órgão”, disse a empresa.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro