Ministério Público investiga fraudes na Fundação Procon-SP - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
06/08/2015 - 10h08m

Ministério Público investiga fraudes na Fundação Procon-SP

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz 
Reprodução
Três inquéritos foram instaurados: dois na área cível e um na criminal
Três inquéritos foram instaurados: dois na área cível e um na criminal

São Paulo - A pedido do governo paulista, o Ministério Público de São Paulo abriu investigação para apurar fraudes na Fundação Procon-SP, órgão subordinado à Secretaria de Justiça. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (5) à Agência Brasil pelo Procon e pelo Ministério Público.

Segundo o promotor Roberto Senise Lisboa, da Promotoria de Defesa do Consumidor, três inquéritos foram instaurados: dois na área cível e um na criminal.

“São acusações relativamente graves. Acabei instaurando um inquérito civil para verificar se houve algum prejuízo aos consumidores. Mandei cópia para a área criminal, de modo a instaurar inquérito policial para verificar se houve prática de algum crime. Também enviei cópia para a Promotoria de Patrimônio Público e Social, a fim de verificar se teria ocorrido algum ato de improbidade administrativa, porque o Procon é uma fundação pública”, afirmou o promotor.

De acordo com Lisboa, o esquema de fraudes era operado por um ex-assessor técnico, que procurava as empresas ou devedores reincidentes para negociar o pagamento de multas. Quando uma empresa é denunciada por um cliente, o Procon aplica uma multa. Se a empresa volta a ser alvo de denúncia, a multa aplicada dobra de valor.

O tamanho do prejuízo para a instituição e os consumidores ainda não foi estimado.

Por meio de nota, o Procon informou que a denúncia não envolve “nenhum funcionário de carreira da entidade”, mas um ex-funcionário nomeado, que ocupava um cargo de confiança e foi exonerado em março. A Secretaria de Justiça não se pronunciará sobre o caso até que a investigação do Ministério Público esteja concluída.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro