Ministro da Justiça garante que não existe crise nenhuma entre poder Executivo e Judiciário - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
30/05/2012 - 18h11m

Ministro da Justiça garante que não existe crise nenhuma entre poder Executivo e Judiciário

Folhapress/Márcio Falcão 

BRASÍLIA, DF (Folhapress) - O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse hoje que o episódio envolvendo o ex-presidente Lula e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes não provocou nenhuma crise entre Executivo e Legislativo.

Um dos principais interlocutores do governo Dilma com o STF, o ministro disse que as relações continuam normais. "As relações entre Executivo e Judiciário estão, continuam sendo harmoniosas. Não vejo crise nenhuma", afirmou.

Questionado sobre como avaliava o encontro entre Mendes e Lula, no qual o ex-presidente teria pedido ao ministro o adiamento do julgamento do mensalão, ele não quis comentar. "Eu tenho as minhas impressões, mas ministro nunca expressa impressões porque no dia que expressar, vira opinião de governo", afirmou.

Nos últimos dias, Lula e Mendes apresentaram versões diferentes para um encontro que ocorreu no mês passado.

De acordo com reportagem da revista "Veja", em reunião no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, Lula teria pedido ao ministro do STF que atrasasse o julgamento do mensalão.

Em troca, o ex-presidente teria prometido "blindar" o ministro na CPI que investiga Carlinhos Cachoeira.

Ontem, declarações de Mendes elevaram o tom de seu confronto com Lula. O ministro afirmou que Lula fomentou intrigas contra ele para constranger o tribunal e tentar "melar" o julgamento previsto para ocorrer neste ano.

Lula divulgou nota dizendo estar "indignado" com as denúncias e as declarações do ministro. O ex-presidente, assim como Jobim, nega a versão de Mendes para o encontro.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro