Ministro do Esporte afirma que tribunal antidoping será criado dentro do prazo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
08/03/2016 - 14h55m

Ministro do Esporte afirma que tribunal antidoping será criado dentro do prazo

Agência Brasil/Vinicius Lisboa 

Rio de Janeiro - O ministro do Esporte, George Hilton, afirmou que a criação de um tribunal que centralize os casos de dopagem no país será cumprida dentro do prazo exigido pela Agência Mundial Antidopagem (Wada), que termina em 18 de março.

De acordo com George Hilton, o ministério e a Casa Civil estão estudando a melhor forma de fazer a mudança, que pode ocorrer a partir de uma medida provisória ou decreto.

"A gente está tentando, por meio da Casa Civil, fazer uma mudança na legislação que permitiria criar de forma específica esse tribunal", informou o ministro. Segundo ele, a exigência será atendida nos próximos dias. "Há um entendimento de que é preciso cumprir essa exigência para o bom funcionamento do laboratório."

Caso as exigências sejam descumpridas, a Wada pode declarar o Brasil como em desconformidade e suspender a acreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Dessa forma, ele ficaria impossibilitado de realizar testes de controle de dopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Ainda segundo o ministro, a mudança não é unânime na Justiça Desportiva brasileira. "Temos conversado com os tribunais desportivos do país. Alguns concordam e outros entendem que não deveria haver um tribunal específico antidoping".

Além da criação do tribunal, a Wada pede que o Brasil defina a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) como a única Autoridade de Teste no Brasil.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro