Morte do grande astro do rock, John Lennon, completa 34 anos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
08/12/2014 - 12h52m

Morte do grande astro do rock, John Lennon, completa 34 anos

Agência Hoje 
Reprodução

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - John Lennon foi um cantor e guitarrista conhecido por ser um dos fundadores da banda de rock britânica The Beatles, um dos maiores fenômenos da história da música mundial. Além de músico, ele também foi um importante compositor, escritor e ativista.

Aos 40 anos, no dia 8 de dezembro de 1980, John voltava para seu apartamento em Nova York, quando foi abordado por um fã, Mark David Chapman, que pediu um autógrafo e acabou disparando cinco tiros no cantor, causando perda de 80% do sangue de seu corpo. Seu corpo foi cremado e as cinzas estão com sua esposa, Yoko Ono.

O rapaz foi preso e condenado à prisão perpétua. Foi criado um memorial chamado “Strawberry Fields Forever” no Central Park, em frente ao edifício onde Lennon morava. Tudo o que diz respeito a ele, como canções em carreira solo, vídeos e filmes são, hoje, administradas por Yoko.

Vida e Obra

John Winston Lennon nasceu no dia 9 de outubro de 1940 em Liverpool, Inglaterra. Aos 16 anos fundou a banda de skiffle The Quarrymen com Eric Griffths, Bill Smith e Rod Davis. No ano seguinte, 1957, conheceu Paul McCartney e o chamou para fazer parte do grupo.

Com o desinteresse pelo gênero que o The Quarrymen tocava, John começou a tentar tocar um pouco de rock n’ roll. Rod Davis saiu da banda e entraram George Harrison e Stuart Sutcliffe. Após várias discussões, foi decidido que o nome do grupo seria The Beatles.

The Beatles

A banda, que na época era formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best, começou a tocar em alguns pubs em Hamburgo em 1960. Devido às condições precárias, retornaram a Liverpool e quase chegaram ao fim da banda.

Com a saída de Pete e Stuart e a entrada de Ringo Starr, em 1962, a banda conseguiu um contrato com a EMI e gravarem no estúdio Abbey Road. Lançaram, assim, o seu primeiro single, "Love Me Do", nas rádios britânicas, levando-os a programas televisivos. Logo em seguida lançaram o segundo single, "Please Please Me" e seu primeiro LP de mesmo título.

Já no ano seguinte, fizeram uma apresentação na presença da família real britânica e gravaram o segundo álbum de estúdio, “With The Beatles”, chamando a atenção de críticos mais sérios e tendo como destaque "I Want To Hold Your Hand".

Reconhecimento

Em 1964, com o lançamento de "She Loves You", o grupo teve sua primeira aparição na televisão norte-americana, porém não haviam conseguido conquistar totalmente o público de lá. Foi quando eles conseguiram uma apresentação televisionada no The Ed Sullivan Show de "I Want To Hold Your Hand" em Nova York que o sucesso começou, levando a música a diversas rádios.

Essa primeira visita da banda aos Estados Unidos é um do maiores marcos de sua carreira, possibilitando o lançamento do primeiro álbum na América, intitulado “Intruducing... The Beatles”. Ainda nesse ano, The Beatles chegou ao auge: sucesso na Europa, nas Américas e na Austrália, lugares para onde viajaram. Além disso foi lançado o filme “A Hard Day's Night” estrelando a banda e um álbum de mesmo título. No final do ano, junto com o single "I Feel Fine", foi lançado o quarto álbum, “Beatles For Sale”.

Já em 1965, a Rainha Elizabeth II condecorou a banda como Membros da Ordem do Império Britânico. Foi lançado, também, o segundo filme chamado Help! e um álbum de mesmo ano. Fizeram, pela peimeira vez na história do rock, um concerto em estádio aberto, que chegou a 55600 pessoas.

Em dezembro do mesmo ano, com o álbum “Rubber Soul”, o quarteto chegou a um novo nível de popularidade devido à maior maturidade das canções, que eram mais elaboradas. Após desistirem de estrelar outro filme, “A Talent For Loving”, em 1966, o grupo resolve tirar férias.

Polêmicas

O álbum seguinte, “Yesterday And Today”, gerou uma polêmica, pois a banda estava usando jalecos e segurando bonecas misturadas a pedaços de carnes. Devido a isso, muitos discos saíram de circulação. Além disso, Elvis Presley declarou que Os Beatles eram antiamericanos e deveriam ser proibidos de entrar no país.

Enquanto isso, George se casou e a banda recebeu 10 indicações ao Grammy. Em entrevista, John Lennon declarou "O cristianismo vai acabar. Vai se dissipar e depois sucumbir. Nem preciso discutir isso. Estou certo, e o tempo vai provar. Atualmente somos mais populares que Jesus Cristo", gerando polêmica na comunidade cristã. Posaram para fotos que mais tarde serviriam para a capa do álbum

Aclamação

Na volta aos estúdios, gravaram o álbum “Revolver”, trazendo um estilo um pouco mais psicodélico. Poucos meses depois, voltaram a gravar um novo álbum: “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, o mais aclamado de todas as suas gravações, aumentando ainda mais sua popularidade, além de ser o primeiro álbum de rock a ganhar um Grammy.

Os Beatles fizeram no mesmo ano uma apresentação no Our World, que levava as imagens via satélite para todo o mundo, mostrando a canção "All You Need Is Love".

Em 1967 foi lançado Magical Mystery Tour, trilha sonora do filme de mesmo título. Em 1968, The Beatles ("White Album"), considerado o quinto melhor álbum de todos os tempos. Em 1969, Yellow Submarine, considerado o mais fraco de toda a carreira deles.

O fim

No ano de 1969, os garotos de Liverpool realizaram sua última apresentação no último andar do prédio da Apple e a maior parte dela foi gravada para o projeto “Let It Be”, mas foi adiado. Eles gravaram, então, seu penúltimo álbum, “Abbey Road”. No ano seguinte, McCartney anuncia a dissolução da banda e, na semana seguinte, lança seu primeiro álbum solo.

Ainda assim, dois meses após o lançamento do álbum de Paul, “Let It Be” é lançado, sendo o décimo terceiro e último. Não se sabe ao certo o que levou a banda ao fim, mas pode-se fazer relação com a morte de Brian Epstein, empresário responsável pelo sucesso do grupo, diferenças de estilo musical que cada integrante começou a apresentar, e Yoko Ono, namorada de John Lennon.

Mesmo que o grupo não estivesse mais junto, o contrato só acabou em 1975. Todos os ex-Beatles lançaram álbum solo.

John Lennon foi morto com oito tiros por um fã em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980. Os outros três Beatles, após lançarem mais projetos solo, se reuniram novamente em 1994 para produzir músicas de Lennon, lançando o The Beatles Anthology. Harrison morreu em 2001 por câncer de pulmão.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro