São Paulo, SP, 18/09/2019
 
26/01/2017 - 00h45m

Movimentos contra corrupção sugerem nomes para substituir Teori Zavascki na Lava Jato

Agência Brasil/Paulo Victor Chagas 

Brasília - Representantes de 44 movimentos de combate à corrupção encaminharam ao presidente Michel Temer uma lista com a indicação de oito advogados, procuradores e desembargadores para a substituição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, morto na última quinta-feira (19) em um acidente aéreo em Paraty (RJ).

Os nomes, apoiados por cinco juristas, foram apresentados nesta quarta-feira (25) a assessores de Temer no Palácio do Planalto. De acordo com os integrantes dos grupos que participaram do encontro, a expectativa é se reunir com o presidente nos próximos dias para endossar a indicação.

Os representantes defendem que o susbtituto apoie "estritamente" a Operação Lava Jato, que tenha "histórico de integridade", bom currículo técnico e a noemação deve ser apartidária.

Os nomes sugeridos pelos movimentos são:

desembargador federal Fausto Martin De Sanctis, o ex-procurador de São Paulo Hélio Egydio de Matos, o professor de Direito Tributário Humberto Bergmann, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho.

Também fazem parte da lista o desembargador João Batista Gomes, o procurador do Ministério Público de Contas Júlio Marcelo de Oliveira, o advogado criminalista Roberto Delmanto Júnior e o doutor em Direito Penal Roberto Livianu.

"O Supremo não pode continuar sendo um órgão por onde passam processos tão importantes como a Lava Jato, e ser composto por indicações políticas. Essa carta vem como início de um grande debate que a gente vai iniciar a respeito dos critérios de indicação políticos utilizados", disse a presidente da Associação Brasil Nas Ruas, Carla Zambelli.

Alguns movimentos que assinam o documento são Instituto Acorda Brasil, Movimento Brasil, Fora Corruptos e Limpa Brasil. Os juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, também apoiam as indicações.

Na carta, os signatários lembram da prerrogativa presidencial de indicar o substituto, mas alegam que o "momento urge" uma partipação popular "nunca vista" e pedem que Temer atenda o pedido.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro