São Paulo, SP, 17/09/2019
 
07/05/2014 - 09h51m

Mulheres têm alívio dos sintomas da TPM com alimentação saudável

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
Alimentação saudável pode ser aliada da mulher para reduzir efeitos da TPM
Alimentação saudável pode ser aliada da mulher para reduzir efeitos da TPM

São Paulo (Agência Hoje) - O Proprama Meu Prato Saudável relacionou uma série de alimentos ricos em ômega 3, antioxidantes e em fibras que são capazes de aliviar sintomas da TPM. Um cardápio especial, elaborado por médicos e nutricionistas, pretende ajudar as mulheres e reduzir o desconforto.

Os incômodos causados pela TPM (Tensão Pré-menstrual) são de conhecimento de todas as mulheres. Ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia e confusão mental são alguns dos sintomas no período que antecede à menstruação.

Alguns grupos de alimentos, como soja e vegetais ricos em antioxidantes, são indicados para serem consumidos nesse período, como brócolis, couve flor, couve e repolho. Alimentos ricos em ômega 3, encontrados em peixes como salmão, truta, sardinha, atum e cavalinha, também ajudam a aliviar os sintomas da tensão.

Segundo a nutricionista do programa, Lara Natacci, os alimentos ricos em fibra, como nozes, frutas e cereais integrais também auxiliam na diminuição dos sintomas da TPM, pois ajudam a modular os níveis de estrogênio, que é um hormônio feminino. "Alimentos ricos em triptofano, como feijão, carnes, peixes, ovos e ervilha, por exemplo, aumentam a serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar", disse.

O consumo de leite, seus derivados e de vegetais de folhas verde-escuras é indicado, em especial para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais e com retenção de líquido. Esses alimentos possuem cálcio, que diminui a contração muscular e as dores nas costas.

Mudanças de hábitos são essenciais também, como a diminuição do consumo de açúcares e de bebidas alcoólicas, porque evitam desequilíbrios na flora intestinal, normalizam a função enzimática e ainda modulam o estrogênio circulante.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro