Municípios têm prazo até abril para enviar dados sobre educação - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
26/03/2014 - 14h10m

Municípios têm prazo até abril para enviar dados sobre educação

Agência Hoje 
Divulgação
Investimento feitos por municípios em educação devem ser comunicados ao FNDE até 30 de abril
Investimento feitos por municípios em educação devem ser comunicados ao FNDE até 30 de abril

Brasília (Agência Hoje) - O prazo para os municípios encaminharem os dados dos investimentos feitos em educação no decorrer de 2013 termina no dia 30 de abril. Os documentos devem ser enviados para o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O prazo para os Estados e o Distrito Federal é mais longo e vai até 31 de maio.

No caso não cumprirem esses prazos, os municípios e Estados podem ficar sem receber recursos de convênios firmados com o Governo Federal.

Para enviar os dados, os órgãos ligados à educação devem baixar a versão 2013 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), no portal eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br), inserir as informações e encaminhar pela Internet.

Quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar que investiu 25% do orçamento em educação fica inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) do governo federal. Com isso, deixa de receber os recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.

O Siope coleta, processa e divulga informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com o objetivo de dar transparência aos investimentos em educação no país.

Se o estado ou município não investir no mínimo 25% do seu orçamento total em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando o não cumprimento da norma.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro