Museu da Casa Brasileira agora tem 60 novas peças no acervo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
22/11/2016 - 11h34m

Museu da Casa Brasileira agora tem 60 novas peças no acervo

Agência Apoio 
Paulo Cesar da Silva
Novas peças no Museu da Casa Brasileira podem ser vistas em exposição de longa duração
Novas peças no Museu da Casa Brasileira podem ser vistas em exposição de longa duração

São Paulo - O Museu da Casa Brasileira, criado em São Paulo desde 1997, vai abrir a mostra de longa duração "Coleção MCB" na quinta-feira, 24, às 19h30, com 60 novas peças em seu acervo.

A ampliação envolveu aproximação da gestão do museu com designers, galeristas e colecionadores.

Desde 2008, a gestão do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é realizada pela Organização Social A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Neste mês, A Casa apresenta ao público a renovação da mostra de longa duração “Coleção MCB”.

O aumento do acervo é decorrente de um trabalho de requalificação realizado nos últimos oito anos. A abertura será em 24 de novembro, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

A “Coleção MCB” apresenta móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje. A ampliação traz novas peças do período modernista no Brasil – recorte fundamental para discussão das questões ligadas ao design.

A Casa incorporou, por meio de doações, cerca de 60 itens. Entre eles estão destaques do design brasileiro, como a Poltrona Jangada de Jean Gillon, Luminária Concha de Fábio Alvim, cadeira Oswaldo Bratke, e também vencedores da história do Prêmio Design MCB, como a poltrona Mandacaru, de Baba Vacaro, estante Labirinto, dos irmãos Campana, e poltrona Cadê, da Ovo.

Este conjunto significativo para a memória da cultura brasileira foi conquistado por meio da Política de Gestão de Acervo, a primeira da instituição, desenvolvida pela A Casa em conjunto com o Comitê de Orientação Cultural designado pelo Governo do Estado. Com essa Política, foram construídos os critérios para desenvolvimento da coleção, e, assim, a entidade vem estreitando relacionamento com colecionadores, galeristas e empresas de design.

A exposição apresentará as novas peças em destaque, em diálogo com as tipologias existentes no acervo. Uma linha do tempo traçará o desenvolvimento da Coleção desde sua fundação.

Também integrará a mostra uma coleção de imagens constituída a partir do projeto “Casas do Brasil”, um projeto de resgate e memória sobre a diversidade do morar brasileiro. Desde o início do projeto, em 2006, foram registrados tipos diversos de moradias, como casas populares de diferentes estados, a casa xinguana, barraca cigana, habitação ribeirinha, e o Carandiru.

Na mesma data da abertura da “Coleção MCB – novas doações”, será realizada a cerimônia do 30º Prêmio Design MCB, o lançamento do livro “Prêmio Design MCB 30 edições” e a abertura da mostra “Pioneiros do Design – Anísio Campos”.

Sobre A Casa Museu de Artes e Objetos Brasileiros

Criada em 1997, A Casa se interessa pelo objeto de gênese artesanal, semi-artesanal ou industrial, visto como uma expressão cultural. Privilegia a produção brasileira, ou o foco no e sobre o Brasil. Como mediadora de processos culturais, A Casa incentiva a pesquisa e a troca de informações entre diversas instituições por meio de projetos que geram pesquisas, exposições, livros e coleta de acervo.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design.

A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.

Dentre suas iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Coleção MCB – novas doações

Abertura: 24 de novembro, quinta-feira às 19h30 (entrada gratuita)

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acesso a pessoas com deficiência

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br

www.mcb.org.br

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro