Museu tem exposição sobre história do futebol nas Olimpíadas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
18/07/2016 - 10h31m

Museu tem exposição sobre história do futebol nas Olimpíadas

Agência Brasil/Bruno Bocchini  
Divulgação
Mostra traz duas cabines onde são exibidos 21 curtas-metragens
Mostra traz duas cabines onde são exibidos 21 curtas-metragens

São Paulo - O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, colocou em cartaz uma exposição temporária que conta a história “desconhecida” do esporte nos Jogos Olímpicos. A mostra, chamada O Futebol nas Olimpíadas, teve início no último dia 9 e ficará aberta até 30 de dezembro.

“O futebol entra como modalidade competitiva na Olimpíada de 1908. E por que o Brasil vai entrar [com uma equipe masculina de futebol] apenas em 1952, depois de sediar uma Copa do Mundo, em 1950? Fomos explorar esse tema, ainda inédito no museu, e que o público conhece muito pouco”, disse a diretora do museu, Daniela Alfonsi, que assina a curadoria junto com a pesquisadora Aira Bonfim.

A exposição começa no hall de entrada do museu, onde estão dispostos os cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos da era moderna (a partir de 1896, em Atenas). A deste ano começa no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, e será a primeira em um país sul-americano.

Na passarela da fachada do estádio, estão expostos os principais símbolos olímpicos.

“Na primeira sala, há um grande painel com vários cartazes dos Jogos Olímpicos modernos, desde a primeira edição, em 1896. Para quem ama artes gráficas, ama design, é um show, de uma beleza incrível. São conteúdos que não necessariamente tratam apenas do esporte, dos Jogos. Tomamos esse cuidado para que o museu seja atraente, para que faça sentido, não só para os amantes do esporte mas para todo mundo”, ressaltou Daniela.

A mostra traz ainda duas cabines onde são exibidos 21 curtas-metragens do Programa Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais. Além desses, um filme maior, que é projetado em uma grande tela, conta a história da modalidade esportiva na competição. O conteúdo foi especialmente criado para a mostra pela equipe de jornalistas da Rádio Central 3 e é narrado pelo jornalista José Trajano.

O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. As bilheterias ficam abertas até as 16h. Aos sábados, domingos e feriados, as visitas vão das 10h às 18h. As bilheterias fecham às 17h, e os ingressos custam R$ 9. Aos sábados, a entrada é gratuita.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro