Música erudita com orquestra sinfônica é o destaque da Virada - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
08/05/2014 - 04h43m

Música erudita com orquestra sinfônica é o destaque da Virada

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
Sala São Paulo terá apresentação da orquestra sinfônica na Virada Cultural
Sala São Paulo terá apresentação da orquestra sinfônica na Virada Cultural

São Paulo (Agência Hoje) A Secretaria da Cultura do Governo do Estado definiu que a Virada Cultura de 2014 será mais diversificada do que as anteriores e incluirá na programação da Sala São Paulo e de outros espaços públicos, concertos, peças teatrais, exposições, oficinas e eventos infantis.

O destaque é a Sala São Paulo, que ficará aberta todo o domingo (18/5) com apresentações gratuitas de música erudita. A abertura da programação será feita pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob regência da titular Marin Alsop (EUA) e programa que inclui obras de Johannes Brahms e Robert Schumann.

Jazz Sinfônica, Coro da Osesp (com regência do sueco Ragnar Bohlin) e Academia de Ópera do Theatro São Pedro completam a programação da Sala ao longo do dia.

"O Governo do Estado de São Paulo mais uma vez participa da Virada Cultural integrando seus museus e corpos artísticos estáveis na programação do evento, que consideramos uma iniciativa muito bem sucedida de democratização do acesso à cultura na forma de uma festa popular, que promove a ocupação de espaços públicos e o encontro de pessoas das mais variadas origens e interesses", disse o secretário da Cultura, Marcelo Mattos Araújo.

Segundo ele, "este ano, teremos como grande novidade uma programação de música erudita concentrada na Sala São Paulo, um dos maiores patrimônios culturais paulistas".

Em função do posicionamento do palco Júlio Prestes, o acesso à Sala será feito pela entrada do estacionamento. A acústica especial do espaço – considerado como uma das melhores e mais modernas salas de concerto do mundo – garante que o som dos shows externos não vai interferir com o das apresentações eruditas.

Durante a Virada, o Teatro Sérgio Cardoso também terá cinco apresentações inteiramente gratuitas entre os dias 17 e 18/5, para todos os públicos: a programação terá a peça infanto-juvenil As três penas do rabo do grifo (faz e conta), o musical Vingança, além do espetáculo de dança Paixão e Fúria – Callas o Mito, este último apresentado pela Studio 3 Cia de Dança, que traz como convidada especial a dançarina Marilena Ansaldi.

A sede Roosevelt da SP Escola de Teatro também preparou uma programação especial para a Virada, com 12 horas ininterruptas de leituras, workshops e jam session com a equipe artística da residência teatral de Francisco Carlos. As atividades têm início às 20h do sábado (17/5), com a apresentação do espetáculo São Paulo Chicago, e segue até as 8h do domingo (18/5).

Os Museus mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura também terão programação especial. No sábado e no domingo (18/5), em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, a entrada nos espaços será gratuita. Como já é tradição, a Casa das Rosas vara a madrugada com saraus e apresentações musicais, além de promover ao longo dos dois dias espetáculos de circo-teatro, de dança flamenca e atividades para crianças.

As crianças são as mais beneficiadas da programação do MIS, que promove no domingo a sua Maratona Infantil, com espetáculos de teatro, contações de história e até uma feira de troca de figurinhas do álbum da Copa. No sábado, haverá o Festival de Filmes Curtos e a Dança no MIS.

O Museu da Casa Brasileira terá, além das exposições e atividades variadas, ampla programação musical com Mustache e os Apaches, Trupe Chá de Boldo, Anelis Assumpção, Salsa 4 Free e Banda Alana. O MCB “vira” com o público com a exibição do filme O Iluminado, à 0h do domingo.

Também têm programação especial para a Virada Cultural o Catavento, o Museu de Arte Sacra, a Casa Guilherme de Almeida, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Afro Brasil, a Pinacoteca do Estado e o Paço das Artes.

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade haverá Encontro Internacional de Contadores de Histórias. Grupos do Projeto Guri fazem apresentações musicais nos CEUS Rosa da China e Curuçá, Centro Cultural São Paulo e Igreja Nossa Senhora da Consolação.

Confira a programação completa no site www.cultura.sp.gov.br

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro