Mutirão da saúde programa 535 cirurgias de catarata na semana - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
14/09/2013 - 15h33m

Mutirão da saúde programa 535 cirurgias de catarata na semana

Agência Hoje 

Piracicaba (Agência Hoje) - A Secretaria de Saúde agendou para a semana entre os dias 16 e 21 de setembro, a realização de 1.396 avaliações de pessoas com mais de 55 anos de idade que precisam se submter a cirurgias de catarata. A iniciativa faz parte do mutirão organizado pelo Projeto Ver e Viver.

As avaliações serão realizadas entre segunda, 16 e quarta-feira, 18, e servirão para confirmar diagnósticos sobre perda de acuidade visual e suspeita de catarata. Após o atendimento médico, os idosos aptos à cirurgia serão operados na quinta, 19, e na sexta, 20. Todos os procedimentos de avaliação, consulta e cirurgia, serão realizados em duas carretas do Projeto Ver e Viver que ficarão estacionadas na Estação da Paulista. 

A estimativa é de que 535 cirurgias sejam realizadas nos dois dias, atendendo exclusivamente moradores da cidade. Os documentos exigidos são RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A assessoria da Prefeitura de Piracicaba informou que "somente serão encaminhadas para a triagem do Projeto Ver e Viver as pessoas que realizaram o agendamento no Poupatempo Municipal" dentro dos prazos estabelecidos pela Secretaria.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o tempo médio de espera por uma cirurgia de catarata no município, a partir do diagnóstico da doença, é de quatro meses. Segundo o serviço social do órgão, 97 pacientes aguardam pelo procedimento, que usualmente é realizado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Todos eles serão contemplados no mutirão.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro