Mutirão faz 455 exames de mamografia em três dias e humaniza espera - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
22/11/2013 - 15h34m

Mutirão faz 455 exames de mamografia em três dias e humaniza espera

Agência Hoje 

Piracicaba (Agência Hoje) - O Projeto Toque da Vida, apoiado pela Secretaria de Saúde, vai atender 455 mulheres no fim de semana de 22 a 24 de novembro, e realizar exames de mamografia que estão programados pelo SUS. O objetivo é reduzir a fila de pacientes que apresentava uma espera de até quatro meses.

O agendamento está sendo organizado pela Central de Relacionamento do Usuário SUS, que funciona no Poupatempo Municipal e atende pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde. Em média, são 135 exames programados por dia, na sexta-feira, 22, sábado, 23 e domingo, 24, todos realizados no Núcleo de Imagem, na avenida Independência, 777. A Secretaria de Saúde planeja fazer mais 50 procedimentos no dia 5 de dezembro.

Para organizar o Projeto Toque da Vida e o Mutirão, a Secretaria de Saúde contou com o a contribuição de parceiros, chegando a receber R$ 20 mil da campanha Dia do Estacionamento Solidário, realizada no dia 14 de novembro. Os recursos, obtidos pela empresa Hora Park,  Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Trânsito, foram doados à Fundação Jaime Pereira e utilizados para custear parte das despesas dos exames.

No mês de outubro foram realizados 600 exames e os laudos já podem ser retirados pelas pacientes no Poupatempo Municipal, em Piracicaba. A Secretaria de Saúde informou que continuará realizando 920 exames de mamografia por mês, o que permite manter uma espera média de 60 dias, a metade do que acontecia antes. Os casos urgentes, porém, são atendidos em até uma semana.

O Projeto Toque da Vida nasceu em 2012, sob a coordenação do médico mastologista e oncologista ginecológico Sergio Bruno Barbosa, do IMP. Para ele, era preciso transferir às pessoas acometidas pelo câncer a experiência acumulada durante 22 anos de atuação profissional na rede pública de saúde. O objetivo da iniciativa continua o mesmo: trabalhar o diagnóstico precoce e estabelecer a humanização do tratamento oncológico.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro