Mutirão faz plantio de espécies nativas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
05/06/2015 - 18h47m

Mutirão faz plantio de espécies nativas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Agência Brasil 

Rio de Janeiro - Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa responsável pela administração do tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro, promoveu nesta sexta-feira (5) um mutirão para plantar espécies nativas da Mata Atlântica nas áreas verdes dos morros do Pão de Açúcar e da Urca.

O mutirão foi planejado pelo projeto Pão de Açúcar Verde, iniciativa que há 13 anos executa atividades para recuperação ambiental nas faces leste e sul do Pão de Açúcar e de conservação da Mata Atlântica. Foram plantadas mudas de ipê amarelo, pau-brasil e palmeira juçara, doadas pela prefeitura.

Segundo a engenheira ambiental do Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Roberta Pena, pela plantação de espécies em uma área de conservação, é possível resgatar e preservar a biodiversidade. "Estamos introduzindo as espécies em uma área de conservação porque é uma área que tem muitas espécies exóticas invasoras, chamadas assim porque ameaçam a biodiversidade local. Elas tomam o lugar das espécies típicas da região. Esse é um dos principais motivos da extinção de espécies. O resgate da biodiversidade é muito importante para a qualidade ambiental da unidade de conservação, que controla a qualidade do ar, a temperatura, e a qualidade das águas e dos alimentos", disse.

Desde segunda-feira (1º), a data tem sido celebrada com plantação de mudas no alto do Morro Pão de Açúcar. Nesta sexta-feira, as mudas foram plantadas na parte baixa do morro, para garantir fácil acesso a crianças e idosos interessados em participar. O projeto é coordenado por Domingos Teixeira, que realiza no local, de forma voluntária, mutirões de cultivo de plantas típicas da Mata Atlântica todo primeiro domingo de cada mês.

"Essa é uma oportunidade que as pessoas têm de participar, se envolver na questão ambiental, dar sua contribuição. Acho muito bacana, muito importante, por isso eu faço uma vez por mês esse mutirão. A ideia é facilitar para que todos tenham oportunidade de participar", explicou Teixeira.

Em 1972, a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o dia 5 de junho seria lembrado todos os anos como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é um dos principais meios utilizados pela ONU como forma de sensibilização e mobilização das pessoas em relação à importância do respeito, da preservação e recuperação do meio ambiente, além de chamar a atenção de autoridades, políticos e governantes para o tema.

Para participar dos mutirões mensais do Pão de Açúcar Verde basta entrar em contato com o blog do projeto (www.paodeacucarverde.blogspot.com.br) ou enviar e-mail para saviorj@terra.com.br.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro