Natal: saiba como a comemoração é feita ao redor do mundo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
23/12/2015 - 14h39m

Natal: saiba como a comemoração é feita ao redor do mundo

Portal EBC 
Agência Brasil/Arquivo
Em cada país os costumes e as tradições variam, mas todos se inspiram na magia da data em suas festas
Em cada país os costumes e as tradições variam, mas todos se inspiram na magia da data em suas festas

Brasília - Tradicionalmente uma data de comemoração cristã, o Natal é amplamente comemorado ao redor do mundo, inclusive por não-cristãos. Em cada país, os costumes e as tradições em homenagem ao nascimento de Jesus variam, mas todos os lugares se inspiram nos bons sentimentos e na magia da data para preparar suas festas. Confira:

Itália

Além do Papai Noel, que distribui presentes no Natal, há a crença, no país, que uma bruxa chamada Befana entregue presentes para as crianças no dia 6 de janeiro. A velha senhora enche as meias de todas as crianças da Itália com doces e presentes, se elas são boas, ou com carvão, se não tiverem se comportado bem.

Finlândia

Diz a lenda que é neste país, mais precisamente na Lapônia, que vive o verdadeiro Papai Noel. Ele tem endereço e recebe aproximadamente 700 mil cartinhas por ano. Juntamente com seus ajudantes, que entendem todas as línguas, ele tenta realizar o desejo de todas as crianças.

Japão

Por ter uma população católica muito pequena, o país pouco comemora o Natal. Como dia 25 não é feriado, algumas famílias fazem um jantar especial após o trabalho e trocam presentes.

França

Os franceses aproveitam a aura otimista do Natal para fazer as pazes com seus desafetos. Vão à casa dos inimigos, pedem perdão e brindam a reconciliação com vinho.

Portugal

Após começar a celebração religiosa do Natal, no dia 24 à noite, os portugueses estão prontos para a ceia. O prato típico é o bacalhau com batatas e rabanada de sobremesa.

Estados Unidos

Os enfeites natalinos dos americanos estão por toda parte: casas, shoppings, ruas e lojas. São árvores, bonecos de neve, lâmpadas, velas e guirlandas. As pessoas têm o costume de colocar uma meia pendurada perto da lareira para receberem pequenas surpresas do Papai Noel.

México

Aproximadamente 9 dias antes do Natal, em 16 de dezembro, começa a celebração das "posadas" (pousadas, no português), nas quais se representa o sofrimento e a penúria por que passaram Maria e José quando procuravam um pouso, no caminho para Belém, para dar à luz Jesus. Os dias 24 e 25 de dezembro são celebrados pelos mexicanos de uma forma tradicional. Eles se reúnem em família para jantar e comer, cantar cânticos e comemorar o nascimento do filho de Deus.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro