Neto de Joan Miró doa 24 obras do artista para ajudar refugiados do Leste Europeu - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
18/05/2016 - 09h45m

Neto de Joan Miró doa 24 obras do artista para ajudar refugiados do Leste Europeu

Agência Lusa 

Barcelona - Mais de duas dezenas de obras do pintor espanhol Joan Miró vão ser leiloadas na quinta-feira (19) em Londres com o objetivo de arrecadar fundos para que a Cruz Vermelha possa ajudar refugiados.

As 24 obras de Miró foram doadas pelo seu neto, Joan Punyet Miró e vão ser leiloadas na casa Christie's de Londres. A expectativa de arrecadação com o leilão é de cerca de 50 mil euros.

Joan Punyet Miró afirmou que fez a doação porque esta teria sido a vontade do seu avô. "Considero-me o portador da chama no que toca aos desejos do meu avô e tento fazer o que ele faria se ainda fosse vivo", afirmou o descendente do pintor.

Miró, que morreu em 1983 com 90 anos, tinha uma dívida de gratidão para com a Cruz Vermelha, já que foi médico desta organização que salvou a perna da sua única filha - mãe de Joan Punyet - após um acidente de automóvel em 1965.

A vice-presidente da Cruz Vermelha espanhola, Rosa María Marco, lembrou que as 24 peças cedidas por Joan Punyet Miró "destinam-se a projetos solidários da organização, como o acolhimento e a prestação de cuidados da população refugiada no Leste da Europa".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro