Nevasca faz diminuir aquecimento na Antártica, diz cientista - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
02/07/2012 - 10h06m

Nevasca faz diminuir aquecimento na Antártica, diz cientista

Agence France Presse 
©AFP/Arquivo / Torsten Blackwood
As previsões de aquecimento teriam que ser revisadas com baixa de 0,5°C para o centro do continente austral
As previsões de aquecimento teriam que ser revisadas com baixa de 0,5°C para o centro do continente austral

GRENOBLE (AFP) - O aquecimento climático na Antártica será "menos pronunciado" que o previsto graças ao aumento das nevascas, anunciaram cientistas franceses.

"As previsões de aquecimento teriam que ser revisadas com baixa de 0,5°C para o centro do continente austral", afirma um comunicado do CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas), com base em estudos do laboratório de geofísica do meio ambiente de Grenoble (França) e da Universidade de Laval (Canadá).

O aumento das temperaturas na Antártica implica um maior número de precipitações e, portanto, uma neve mais "branca" que reduzirá a magnitude da mudança climática no centro do continente, segundo os cientistas.

No caso da temperatura do continente subir 3°C, o aumento das precipitações de neve aumentaria suficientemente o albedo (radiação que reflete qualquer superfície).

Um albedo alto esfria o planeta porque a luz ou radiação absorvida e aproveitada é mínima. O albedo mais elevado é o da neve recente.

No futuro, sob o efeito do aquecimento global, "é possível esperar um aumento das precipitações de neve na Antártica", afirma o CNRS.

Os estudos, publicados na revista Nature, "permitem avaliar melhor o papel da neve nos modelos utilizados para prever a evolução do clima mundial", completa o CNRS.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro