�nibus do Rio testam novo modelo de plataforma elevatória para cadeirantes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
11/09/2015 - 15h29m

�nibus do Rio testam novo modelo de plataforma elevatória para cadeirantes

Agência Brasil 

Rio de Janeiro - A Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro iniciou nesta sexta-feira (11) a fase de testes do novo modelo de plataforma elevatória para cadeirantes em ônibus intermunicipais. O objetivo é facilitar o embarque e o desembarque de passageiros em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida.

Uma novidade da tecnologia nacional, o equipamento tem capacidade para aguentar 250 quilos e tempo de montagem de 45 segundos. O diferencial é que agora a porta de acesso não poderá mais ser usada por passageiros regulares, como ocorre nos modelos convencionais. O equipamento fica guardado em um compartimento isolado no ônibus e é acionado apenas pelo motorista, o que diminui os danos. Com isso, estima-se uma redução de 45% na necessidade de manutenção da plataforma.

Inicialmente, a novidade será testada em 10 ônibus das linhas intermunicipais que cobrem os trajetos entre Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e o bairro da Freguesia e a Estrada Pau Ferro, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Até o fim deste mês, 20 ônibus deverão passar pelos testes, cujo resultado definitivo deve sair em 60 dias.

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que a questão da acessibilidade no Rio de Janeiro não é a ideal, mas mostrou-se confiante nos testes com a nova plataforma elevatória.

Éo que há de mais moderno em elevadores, afirmou Osório. Ele ressaltou, porém, que é preciso observar primeiro o desempenho do equipamento na prática. “Na pesquisa que foi feita, esse elevador mostrou-se o mais moderno e vantajoso para a finalidade, mas ainda precisamos ver como vai funcionar na prática. Por isso, é que serão 60 dias de teste.”

Osório lembrou que, como a frota de ônibus do Rio de Janeiro tem o piso alto e torna mais difícil o acesso de cadeirantes e portadores de deficiência física, o elevador usado atualmente nos veículos não atende às necessidades daqueles que têm pouca mobilidade. Por isso, a mudança está sendo feita com equipamentos novos, que oferecem praticidade, rapidez e conforto ao passageiro com deficiência.

A ouvidoria do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou ter recebido, de janeiro a agosto deste ano, mais de 100 reclamações de usuários por defeitos nos elevadores e constatou nesse período cerca de 260 infrações referentes a problemas nas atuais plataformas usadas nos ônibus intermunicipais em todo o estado, s, o que resultou em 60% de multas a mais em relação ao ano passado.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro