Nirvana popularizava o grunge há 23 anos com o álbum "Nevermind" - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
24/09/2014 - 15h21m

Nirvana popularizava o grunge há 23 anos com o álbum "Nevermind"

Agência Hoje 
Reprodução
A capa do álbum se tornou uma das famosas da história
A capa do álbum se tornou uma das famosas da história

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - O segundo álbum de estúdio da banda Nirvana, “Nevermind”, foi lançado no dia 24 de setembro de 1991, levando o grupo do cenário underground para a popularidade. A gravadora, DGC Records, tinha baixas expectativas para as vendas, mas ele acabou entrando para a lista dos álbuns mais vendidos do mundo, vendendo cerca de 30 milhões de cópias.

“Nevermind” é o primeiro grande álbum de música grunge que se tem, sendo considerado o “álbum que mudou o cenário do rock”, apresentando grandes influências do rock alternativo. O primeiro single, “Smells Like Teen Spirit” acabou se tornando um hino dos adolescentes por mostrar bem o que é o “espírito jovem".

Outros singles também ficaram conhecidos como "Come As You Are", "Lithium" e "In Bloom". Com isso, Nirvana acabou deixando um enorme legado cultural, além de trazer de certa forma o rock alternativo para o mainstream.

A banda

Em 1987, Kurt Cobain manda a um conhecido uma fita demo de uma gravação de seu projeto musical pessoal," Fecal Matter". Esse conhecido era Krist Novoselic, quem sugeriu a Kurt que eles se juntassem para formar uma banda. Chamaram, então, Bob McFaden para baterista, mas este logo saiu, dando lugar a Aaron Burckhard e, mais tarde, dando o nome do grupo de Nirvana. Aaron saiu também e Chad Channing entrou em seu lugar.

No ano seguinte começaram as gravações do primeiro álbum, "Bleach", lançado em 1989, que contava com a canção "About a Girl", escrita por Kurt em homenagem a sua namorada. O disco se tornou um grande sucesso de vendas e nas rádios, levando a banda a uma turnê nacional. No final do ano começa a gravação do EP "Blew" e Channing sai da banda, entrando David Grohl em seu lugar.

O sucesso

Depois de encontrar uma nova gravadora, a banda começa as gravações do segundo álbum, “Nevermind”, lançado em 1991. Chegaram à popularidade através do primeiro single, “Smells Like Teen Spirit”, que virou febre nas rádios e os tornou respeitados pela indústria musical. Assim, a banda fez apresentações pelo país.

No ano seguinte foi lançada uma coletânea de músicas raras chamada “Incesticide”. Cobain virou um símbolo adolescente e "herói da nova geração", ou "Geração X", embora não estivesse muito feliz com isso. Se sentia orgulhoso, porém, de ter a oportunidade de ajudar em movimentos anti-racismo e homofobia.

O fim

Em 1993, a banda lança “In Utero”, continuando no gênero de rock alternativo, ou do chamado grunge. O álbum estréia em primeiro lugar na Billboard 100 e arrecada milhões pelo mundo, juntamente com o single "Heart-Shaped Box", escrita para Courtney Love, esposa de Cobain.

No ano seguinte a banda sai em turnê pela Europa, mas teve que ser cancelada devido ao vício de Kurt em heroína, o que o levou a uma clínica de reabilitação. Uma semana após a internação, porém, ele fugiu da clínica e foi encontrado morto em sua casa em Seattle, com uma espingarda ao seu lado, o que leva a crer que ele cometeu suicídio.

Um álbum póstumo foi lançado em 2002, entitulado de "Nirvana", com uma coletânea dos maiores sucessos da banda, além de uma faixa inédita, "You Know You're Right".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro