A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou o lançamento da campanha Nota Fiscal Premiada, com o objetivo de distribuir prêmios de R$ 450 mil a cada três meses e ao mesmo tempo aumentar a arrecadação dos impostos sobre serviços, em um volume de 12% a 15%.
A expectativa da prefeita Dárcy Vera é levar o consumidor a pedir a nota fiscal de serviço aos fornecedores, sempre que fizer o pagamento por trabalhos realizados. "É um procedimento que gera vantagens, tanto para os consumidores quanto para a Prefeitura. Através dessa medida podemos incrementar a arrecadação do Imposto Sobre Serviços", disse a prefeita.
Ela acrescentou que "é um recurso que não acrescenta obrigações aos contribuintes, ou seja, não cria novos impostos, e ainda estimula o exercício da cidadania”. A medida deve ser encaminhada na próxima semana para a apreciação da Câmara Municipal e poderá entrar em vigor a partir do início de abril próximo.
Atualmente, as notas fiscais eletrônicas representam 56% das notas emitidas em Ribeirão Preto. Esse percentual é formado por 17% dos prestadores de serviço cadastrados no município que respondem por 20% do ISS arrecadado. Dados da Secretaria da Fazenda mostram que as concessionárias de veículos (quando da prestação de serviços), os cinemas e os estacionamentos pagos são exemplos de contribuintes que efetivamente recolhem o tributo gerado por pessoas físicas.