Nove mineiros presos em mina no Peru são resgatados - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
11/04/2012 - 13h43m

Nove mineiros presos em mina no Peru são resgatados

Agence France Presse 
©AFP / Cris Bouroncle
Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio
Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio

ICA, Peru (AFP) - Socorristas resgataram vivos nesta quarta-feira os nove mineiros presos há sete dias a 250 metros de profundidade em um túnel horizontal de uma mina de cobre, no sudeste do Peru, constataram no local jornalistas da AFP.

Os mineiros começaram a sair caminhando da mina um por um junto com os socorristas a partir das 07H00 local (09H00 de Brasília), portando cada um deles cobertores e óculos escuros para se proteger da luz do sol.

Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e com uma máscara de oxigênio, apoiado em dois socorristas.

O presidente Ollanta Humala e seus familiares os receberam na entrada do túnel da mina de cobre Cabeza de Negro, palco do drama que prendeu a atenção do Peru desde quinta-feira.

"Este momento é como voltar a nascer", declarou Edwin Bellido, um dos resgatados, que se reencontrou com suas duas filhas e com sua esposa em meio às lágrimas e à emoção do momento.

Uma bandeira peruana foi içada em um poste rústico na entrada do túnel por um grupo dos mineiros que participaram do resgate, e depois os mineiros e Humala hastearam outra bandeira peruana diante das câmeras.

"O melhor remédio destes compatriotas é se encontrar com sua família. Missão cumprida", disse a jornalistas o presidente Ollanta Humala.

Antes de sair, os mineiros passaram por um primeiro controle no interior do túnel para avaliar suas funções vitais a cargo de médicos do Sistema de Atendimento Médico Móvel de Urgência (SAMU).

Os mineiros conversaram com o presidente peruano minutos antes de ser conduzidos a uma barraca que serve de hospital de campanha para avaliar novamente seus sinais vitais.

"Passamos momentos críticos lá dentro. Tivemos que dormir sobre plásticos, sem colchões", relatou Bellido, um dos primeiros mineiros a contar sua experiência.

"Fazíamos brincadeiras e exercícios físicos para passar o tempo e não nos angustiarmos. Comíamos com nossos capacetes com os alimentos líquidos que chegavam pela mangueira que nos colocou em contato com o exterior", acrescentou.

Nas barracas-hospital, os mineiros receberam oxigênio, líquidos reidratantes, bebidas quentes e alguns descansavam em macas.

Os nove mineiros estão vivos, mas quatro deles apresentaram problemas estomacais desde terça-feira.

Todos eles saíram do acampamento de ambulância em direção ao hospital de Ica, 325 km a sudeste de Lima.

"Foi um milagre de Deus que nós os resgatamos vivos", disse a ministra da Mulher, Ana Jara, que admitiu ter chorado, já que temeu que o acidente fosse fatal.

A mina Cabeza de Negro é uma jazida informal de cobre e que é explorada em condições precárias, depois que a exploração legal da mina foi abandonada há mais de duas décadas por seus proprietários.

Neste sentido, Humala convocou "os mineiros ilegais e informais a se legalizar par

Tags: Mina, Peru, Resgate

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro