Novo aumento dos juros deve aprofundar recessão, critica CNI - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
30/07/2015 - 11h17m

Novo aumento dos juros deve aprofundar recessão, critica CNI

Agência Brasil/Wellton Máximo 
Reprodução
Entidade considera que taxas mais altas terão impacto sobre investimento, consumo e capital de giro das empresas
Entidade considera que taxas mais altas terão impacto sobre investimento, consumo e capital de giro das empresas

Brasília - O reajuste da taxa Selic – juros básicos da economia – para 14,25% ao ano deve aprofundar a recessão, criticou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comunicado, a entidade considera que as taxas mais altas vão ter impacto sobre o investimento, o consumo e o capital de giro das empresas.

“A elevação da taxa de juros básica da economia de 13,75% ao ano para 14,25% retrairá ainda mais a atividade industrial. Os juros altos encarecem o capital de giro das empresas, inibem os investimentos e desestimulam o consumo das famílias”, informou a entidade.

A CNI defendeu a manutenção da austeridade fiscal e a adoção de medidas que estimulem a competitividade para destravar a indústria.

“Em função da forte desaceleração da economia, a política monetária não deveria ser o único instrumento utilizado para controlar os preços. Para a CNI, é preciso combinar uma política fiscal austera com a adoção de medidas pró-competitividade para estimular o investimento e a gradual recuperação da atividade econômica”, destacou o comunicado.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro