Novo autódromo do Rio será construído em Deodoro, com recursos do Governo Federal - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
17/05/2012 - 22h03m

Novo autódromo do Rio será construído em Deodoro, com recursos do Governo Federal

Folhapress 

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - O governo federal, através do Ministério do Esporte, assinou o acordo para a construção do novo autódromo do Rio, na região de Deodoro, zona oeste da capital. Os termos foram assinados com a Autoridade Pública Olímpica (APO), o governo do Estado fluminense e a prefeitura carioca, e publicados no "Diário Oficial" de hoje, como acertado na semana passada entre as autoridades pública e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

No acordo, segundo comunicado, é a União quem vai dar "apoio institucional, técnico e financeiro referente aos custos dos projetos e das obras relacionadas com o Complexo Esportivo de Deodoro, segundo modelagem a ser definida em instrumentos específicos para transferência de recursos ao estado". No caso do Estado, o objetivo da cooperação é "estabelecer diretrizes para execução dos projetos de infraestrutura e instalações".

Assinaram o acordo o ministro Aldo Rebelo, o presidente da APO, Márcio Fortes, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. Com isso, aguarda-se, agora, a definição do projeto de construção, de responsabilidade do Ministério do Esporte. A promessa é de que a licitação saia no segundo semestre de 2012 e as obras comecem em janeiro de 2013. O caso gerou conflito entre a CBA e a prefeitura do Rio, que pretende transformar o local no Parque Olímpico dos Jogos de 2016 e se arrasta faz três anos.

PARQUE OLÍMPICO

Os termos preveem ainda outras obras no Rio, visando a Olimpíada 2016: o estádio de handebol, Centro Internacional de Transmissão (IBC), pista de atletismo, velódromo, complexo de tênis e parque aquático. Todos serão bancados com recursos repassados pelo governo federal.

Mais obras serão realizadas no estádio de canoagem slalom, centro de ciclismo BMX, arena de esgrima, Centro Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, Centro de Hóquei sobre Grama Sargento João Carlos de Oliveira, Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes e as áreas comuns das instalações.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro