Novo Parque Portinari ocupa 12 hectares e fica ao lado do Villa Lobos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
26/12/2013 - 21h21m

Novo Parque Portinari ocupa 12 hectares e fica ao lado do Villa Lobos

Agência Hoje 
José Luís da Conceição
Parque Candido Portinari fica ao lado do Villa Lobos, na zona oeste, tem brinquedos, energia solar e reaproveitamento de água
Parque Candido Portinari fica ao lado do Villa Lobos, na zona oeste, tem brinquedos, energia solar e reaproveitamento de água

São Paulo (Agência Hoje) - A cidade de São Paulo ganhou mais um parque, com área de 121 mil metros quadrados, 1.500 árvores da mata atlântica, quadras poliesportivas, quadra de areia, campo de futebol, ciclovia e espaço para educação ambiental. O novo ambiente chama-se Candido Portinari e fica ao lado do parque Villa Lobos, na zona oeste.

Como extensão do Villa Lobos, o novo parque eleva o total de áreas verdes na região para 853 mil metros quadrados e amplia o leque de pontos de diversão para os visitantes. O espaço foi criado seguindo critérios de sustentabilidade, como o aproveitamento das instalações, da infraestrutura e das edificações existentes. A inauguração feita nesta quinta-feira, 26, teve a presença do governador Geraldo Alckmin.

Nos próximos meses serão licitadas duas lanchonetes com sanitários, playground educativo e estacionamento com 640 vagas. O parque Candido Portinari também contará com pista de caminhada de 940 metros, espaço para skate, mini campo de futebol de areia, espaço canino, duas áreas para prática de ginástica ao ar livre, 30 quiosques e áreas para piquenique.

A ciclovia terá 1.300 metros e será integrada à ciclovia de 3.500 metros do Villa Lobos. As áreas de estacionamento somadas às do Parque Villa Lobos, totalizarão 1.782 vagas.

"É um parque ambientalmente sustentável, aqui nós teremos o parque de energia fotovoltaica produzindo 750 kw de energia através da energia solar", disse Alckmin.

A iluminação foi feita com lâmpadas do tipo LED, o que também deve proporcionar economia nos gastos. O parque possui 60 bancos de madeira plástica reciclável e 30 quiosques com cobertura de telhas ecológicas. Há ainda um sistema de captação de água da chuva para irrigação das áreas verdes, que atenderá também o Parque Villa-Lobos nos períodos de estiagem. A água coletada das chuvas é armazenada em reservatório específico para economia e racionalização.

O empreendimento recebeu R$ 12,5 milhões de investimentos, sendo R$ 5,6 milhões da Comgás, por meio de compensação ambiental, e o restante do Governo do Estado. "Mais um parque para São Paulo, uma área de uso comum da população, ao lado da estação de trem do Jaguaré, de fácil acesso para a família, para as crianças, jovens e idosos", disse o governador.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro