Novo prédio do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro será inaugurado em 2016 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
28/09/2015 - 10h51m

Novo prédio do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro será inaugurado em 2016

Agência Brasil/Cristina Indio do Brasil  

Brasília - A nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, será inaugurada entre maio e junho de 2016, em área de 9,8 mil metros quadrados. O prédio também vai abrigar o acervo do Museu Carmen Miranda, que atualmente está no Flamengo, também na zona sul.

Desde 2010, o acervo vem recebendo tratamento com técnicas mais modernas de digitalização. O trabalho é coordenado pelos curadores do MIS, o jornalista Hugo Sukman e o diretor de arte e documentarista André Weller. O acervo tem 304.845 mil documentos entre discos, partituras, fotos, cartas, textos e vídeos. Há também 18 mil discos da Rádio Nacional, com músicas, novelas e scripts de programas que marcaram época.

Para a ampliação do acervo, o MIS começou a produzir material próprio a partir de janeiro de 1966. Até hoje já foram realizadas mais de mil entrevistas com personalidades de várias representações artísticas. Os depoimentos não têm hora marcada para acabar e podem ser assistidos pelo público. No prédio atual, há apenas 50 lugares na plateia, mas na nova sede o auditório terá 300 cadeiras.

“A impressão que dá é que todo mundo relevante na história da cultura brasileira passou pelo MIS e deixou o seu depoimento de viva voz, contou a sua história", disse o curador.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro