Novo subprefeito da Sé assume e diz que conhece problemas do centro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
30/03/2014 - 09h37m

Novo subprefeito da Sé assume e diz que conhece problemas do centro

Agência Hoje 
Arquivo
Deputado licenciado, Alcides Amazonas assume Subprefeitura da Sé
Deputado licenciado, Alcides Amazonas assume Subprefeitura da Sé

São Paulo (Agência Hoje) - O novo subprefeito da Sé será o deputado estadual licenciado Alcides Amazonas. Na solenidade de posse, realizada na Biblioteca Mário de Andrade, no sábado, 30, ele prometeu procurar saídas para os principais problemas dos 430 mil moradores da região - mobilidade urbana, superlotação em ônibus e metrôs e falta de segurança.

A Subprefeitura da Sé tem cerca de 430 mil moradores, mas aproximadamente três milhões de pessoas circulam por seu território diariamente. A região concentra 17% dos empregos da cidade e os maiores índices de reclamação, principalmente em relação ao excesso de moradores de rua, abandonados, sem apoio e assistência.

“O centro já está vivendo um processo de recuperação. Vários empreendimentos imobiliários que estão chegando seriam impensáveis há 20 anos e já estão acontecendo. Se nós dermos o tratamento adequado, sobretudo com a aprovação do Plano Diretor, teremos um horizonte como há muito não se vê”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante a posse.

Em seguida, Haddad disse que confia em melhoras a curto prazo. “tem muita vida no centro. Só não tem vida à noite, porque falta morador. Temos a tarefa de trazer mais moradores para o centro, equilibrar o número de empregos disponíveis. Temos espaço para isso e temos condições para isso”.

De acordo com o subprefeito, a região central de São Paulo é dotada com 17 estações do metrô, mas a desproporcionalidade de emprego e moradia traz problemas de mobilidade. “Diariamente, milhões de pessoas se deslocam das regiões mais afastadas para o centro expandido para trabalhar e estudar".

E explicou: "essa situação contribui diretamente para os problemas de mobilidade urbana, de superlotação do transporte público e tira do paulistano parte de seu precioso tempo, que poderia ser usado para as famílias, o lazer e a cultura. Faz parte do nosso trabalho procurar saídas para essas dificuldades”, afirmou o novo subprefeito.

Alcides Amazonas lembrou também das desigualdades do Centro. De acordo com o novo subprefeito, 30% da população da Sé tem rendimento superior a dez salários mínimos. Porém, na mesma região, está 50% de todas as pessoas em situação de rua da cidade. Além disso, são mais de 600 cortiços e 50 prédios ocupados por sem-teto no mesmo território. “Faz parte do nosso trabalho procurar saídas para enfrentar esses graves problemas sociais e este é um dos meus compromissos”, disse.

O deputado estadual licenciado Alcides Amazonas substitui o subprefeito interino Maurício Góes Dantas, que assumiu a função em outubro após a saída de Marcos Barreto. Nascido no Paraná, no município de Cidade Gaúcha, ele fez sua trajetória profissional e política em São Paulo, sendo vereador entre 2001 e 2004.

O novo subprefeito foi ainda coordenador-geral do escritório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Estado de São Paulo e assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa em janeiro de 2013, após ter ficado como suplente nas eleições de 2010.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro