Obama: mundo apoia estratégia para acabar com guerra afegã - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
21/05/2012 - 07h45m

Obama: mundo apoia estratégia para acabar com guerra afegã

Agence France Presse 
©AFP / Jim Watson
Obama (D) ao lado do secretário-geral da Otan (E), Anders Fogh Rasmussen, e do presidente búlgado, Rosen Plevneliev
Obama (D) ao lado do secretário-geral da Otan (E), Anders Fogh Rasmussen, e do presidente búlgado, Rosen Plevneliev
  • Protesto contra a Otan reuniu cerca de 2 mil pessoas em Chicago

CHICAGO, EUA (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo que o mundo apoia a estratégia para acabar com a guerra no Afeganistão, mas advertiu que haverá dias difíceis no futuro.

Obama também afirmou, após se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai, em Chicago, onde acontece a Cúpula da Otan, que os Estados Unidos reconhecem "as dificuldades" que o Afeganistão enfrenta, agregando que seu povo "quer desesperadamente paz e segurança".

O presidente americano estimou que a cúpula de dois dias em Chicago servirá para ratificar o amplo consenso entre seus aliados sobre a transição para a entrega do controle da segurança ao Exército afegão, após mais de uma década de guerra.

"O que reflete esta cúpula da Otan é que o mundo está apoiando a estratégia que traçamos". "Agora, nosso trabalho consiste em implementá-la de forma efetiva e acredito que podemos fazê-lo, em parte devido à tremenda fortaleza e persistência do povo afegão".

A Otan prevê entregar às forças afegãs o comando das operações contra os talibãs em 2013, antes da retirada completa da tropas da Aliança Atlântica do Afeganistão, em 2014.

Obama assinalou ainda que a cúpula é dedicada a traçar uma visão para a etapa posterior a 2014, em sintonia com os últimos acordos estratégicos entre Washington e Cabul.

Karzai declarou que é importante completar a transição da segurança para que seu país deixe de ser uma "carga" para a comunidade internacional.

O presidente afegão disse que "espera o fim da guerra e uma década de transformação na qual o Afeganistão continuará trabalhando para fortalecer suas instituições e desenvolver um governo efetivo para o país".

MANIFESTANTES EXIGEM FIM DA GUERRA NO AFEGANISTÃO

CHICAGO, EUA (AFP) - Manifestantes contrários à Otan protestaram neste domingo nas ruas de Chicago, sede da cúpula da Aliança Atlântica que reúne mais de 50 países para analisar a saída das tropas internacionais do Afeganistão.

Sob um forte calor e ameaça de tempestade, o protesto contou com cerca de 2 mil pessoas, segundo as autoridades locais.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, como ficou acertado entre os grupos e a polícia de Chicago, para se evitar os confrontos registrados nas reuniões do G20 em Londres e Toronto.

"Me disseram que se parece mais com uma torcida do que com um grupo de manifestantes. Ainda bem que tudo transcorre de forma muito pacífica", disse à AFP o porta-voz da polícia de Chicago.

A estudante universitária Isabel Olivia, 18 anos, carregava um cartaz com a frase "NO NATO" (Não Otan): "queremos paz, queremos igualdade, queremos mais dinheiro para a educação, estão gastando em guerras no lugar de ensinar, não podemos ir à escola porque é muito caro".

Para evitar distúrbios, a polícia montou um cordão de isolamento em torno dos manifestantes, além de um esquema de vigilância especial para impedir que se aproximem dos hotéis onde estão hospedados os líderes políticos.

A polícia de choque permanece em alerta para evitar eventuais distúrbios.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro