Obras de acesso à Arena Corinthians serão entregues no final do mês - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
16/04/2014 - 10h50m

Obras de acesso à Arena Corinthians serão entregues no final do mês

Agência Hoje 
Divulgação
Prefeitura promete entregar obras do entorno da Arena Corinthians até final de abril
Prefeitura promete entregar obras do entorno da Arena Corinthians até final de abril

São Paulo (Agência Hoje) - A conclusão das obras de mobilidade no entorno da Arena Corinthians, realizadas pela Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado, está prevista para o final do mês. Destinadas a facilitar o acesso ao estádio, elas serão testadas antes da abertura oficial da Copa do Mundo, no dia 12 de junho.

As intervenções de mobilidade urbana e acessibilidade que estão sendo realizadas no entorno do estádio em Itaquera, na Zona Leste, serão entregues pela Prefeitura e pelo Governo do Estado no fim de abril. O anúncio foi feito pela vice-prefeita e coordenadora da SPCopa, Nádia Campeão, e pelo secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, nesta terça-feira (15) durante a entrega simbólica do estádio pela Odebrecht ao Corinthians.

Entre as melhorias estão a construção de uma nova avenida de ligação Norte-Sul, no trecho entre as avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges, incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô, além de outra nova avenida articulando a Ligação Norte-Sul com a Miguel Inácio Curi.

Também estão entre as obras a passagem em desnível na rua Doutor Luis Aires, no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM, e a construção de duas alças de acesso entre a avenida Jacu-Pêssego e a Nova Radial. Uma rotatória e o alargamento de pista no cruzamento da Miguel Inácio Curi com a avenida Engenheiro Adervan Machado também faz parte do pacote. Os investimentos foram de R$ 397,9 milhões do Estado e R$ 150,6 milhões do município.

“Entramos com algumas obras complementares importantes e vamos entregar até o fim do mês, essa praça de acesso de 16 mil m² que vai fazer com que toda a mobilidade e acessibilidade em torno do estádio e em torno do Polo de Itaquera seja facilitada”, disse Nádia Campeão. “As mudanças são muitas. Vamos ter também todo um novo sistema de iluminação pública aqui ao longo dos próximos dias, na Radial, embaixo dos viadutos e no entorno do estádio”, disse a vice-prefeita.

“Nos próximos dias o Governo do Estado e a Prefeitura vão entregar toda a estrutura ao redor. Ficará faltando só uma passarela que no final de maio será concluída. Em muitos estados estão questionando se existiu ou não um legado e tenho certeza que o Estado (de São Paulo) deixará um grande legado”, explicou Júlio Semeghini.

Arquibancadas Móveis

A construtora Odebrecht fez na manhã desta terça-feira (15) a entrega simbólica das obras civis da Arena Corinthians ao clube que é proprietário do estádio. Iniciada em maio de 2011, a obra ainda precisará avançar em alguns detalhes, como a colocação das arquibancadas móveis que aumentarão a capacidade da arena de 48 mil para 68 mil lugares.

A estreia da arena está marcada para o dia 26 em um evento com 5 mil crianças das escolas municipais para testar alguns aparelhos, mas ainda sem partida de futebol.

No dia 1º de maio, os quase 10 mil funcionários da construtora farão um jogo entre eles e os familiares. Dia 10 maio, está marcado o jogo entre Corinthians contra Corinthians para 20 ou 25 mil pessoas. A plena capacidade será utilizada no dia 10 de maio, pelo Campeonato Brasileiro, no jogo entre Corinthians e Figueirense.

Desde o início das obras, a Arena gerou seis mil empregos diretos e indiretos e 246 pessoas foram capacitadas em cursos técnicos, sendo 115 contratadas pela construtora. Outros 53 trabalhadores concluíram a alfabetização por meio de programas sociais implantados durante o período da construção.

“Temos um belo estádio, um belo evento para alavancar tudo isso que foi feito aqui e temos uma região que tem o mérito para receber esse investimento e tantos outros que viriam aqui para a Zona Leste”, disse Nádia Campeão.

Copa do Mundo

Uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, São Paulo receberá seis partidas de futebol, uma delas a abertura no dia 12 de junho entre Brasil e Croácia. A cidade receberá quatro jogos da primeira fase, um jogo de oitavas de final, que acontecerá no dia 1º de julho, e uma semifinal, no dia 9.

Durante a realização dos eventos anteriores ao jogo inicial da Copa do Mundo, os acessos à Arena Corinthians serão testados e avaliados por técnicos da Prefeitura e do Governo do Estado. A partir da demanda nessas ocasiões será possível identificar facilidades e dificuldades do trânsito de veículos e das áreas para dispersão dos torcedores.

A cidade contará adicionalmente com a Fan Fest no Vale do Anhangabaú e cinco eventos de exibição pública de jogos em pontos distintos da cidade. Esses eventos paralelos deverão reunir até 120 mil pessoas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro