Ocupantes de terreno na zona sul de SP pedem adiamento de reintegração de posse - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
13/07/2015 - 12h27m

Ocupantes de terreno na zona sul de SP pedem adiamento de reintegração de posse

Agência Brasil/Fernanda Cruz 

São Paulo - As lideranças da ocupação Plínio de Arruda Sampaio, na zona sul da capital paulista, fizeram nesta segunda-feira (13) uma manifestação para pedir a prorrogação da reintegração de posse da área marcada para as 6h de terça-feira (14). A comissão dos moradores conseguiu se reunir com a subprefeita Cleide Pandolfi, na Capela do Socorro.

De acordo com Leanir José da Costa, coordenador do Movimento Plínio de Arruda Sampaio, a defensoria pública vai peticionar hoje a prorrogação do prazo, para que tenham ao menos cinco dias para desocupar a área. A ação para pedir o adiamento correrá na 2ª Vara Civil de Santo Amaro.

Segundo o movimento, as famílias foram avisadas sobre a reintegração de posse no último dia 7, e não tiveram tempo para operacionalizar a saída das cerca de 1,2 mil pessoas que moram no local. “Têm muitos idosos, crianças, pessoas com dificuldade de locomoção. Nós vamos sair pacificamente, não temos esperança de continuar no terreno, na Rua Agenor Klauser. Parte da área é de proteção ambiental”, informou. O terreno é propriedade particular.

A subprefeita da Capela do Socorro, Cleide Pandolfi, disse que tentou intermediar o problema. “Nós ligamos para o 50º Batalhão da Polícia Militar (PM) para negociar uma prorrogação, mas a PM informou que não tem autonomia para isso,” declarou.

Representantes de outras duas ocupações, que também podem ser despejados, Novo Recanto e Jardim da União, participaram da reunião com a subprefeita. Sandra de Moura, coordenadora da ocupação Jardim da União, onde vivem, há um ano e nove meses, 600 famílias, conta que existe um problema na identificação de possíveis áreas a serem destinadas à moradia popular.

“O governo pediu para que a gente apresentasse um estudo técnico de algum terreno particular na região para poder prorrogar por 180 dias [a permanência na ocupação]. Mas a gente não têm como fazer esse estudo. Viemos pedir para a subprefeita fazer esse mapeamento,” disse.

De acordo com a subprefeita, uma relação de terrenos públicos existentes na região sul de São Paulo será apresentada às lideranças das ocupações em reunião marcada para o próximo dia 22, na Secretaria Municipal de Habitação.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro