Oficinas gratuitas ensinam como fazer bonecões de carnaval - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
22/02/2014 - 06h27m

Oficinas gratuitas ensinam como fazer bonecões de carnaval

Agência Hoje 

Atibaia (Agência Hoje) - Oficinas gratuitas, oferecidas pela Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura de Atibaia, estão ensinando moradores da cidade a confeccionar os "bonecões" apresentados em desfiles de carnaval e outras festas populares. Os primeiros já estão prontos e retratam personagens da própria cidade e celebridades mundiais.

Os "bonequeiros", como são chamados os homens, mulheres e crianças que se dedicam a aprender a arte de fazer os bonecos, participam das oficinas gratuitas todos os dias no CIEM (Centro Integrado de Educação Municipal), localizado na rua José Carlos Tamassia, no Jardim Terceiro Centenário. O telefone para informações é (11) 4414-2053.

Nas oficinas, os participantes têm a possibilidade de aprender o processo de confecção ou de reforma do seu próprio bonecão. Os materiais necessários são fornecidos pela Prefeitura, ficando por conta do “bonequeiro” apenas a disposição para frequentar as oficinas, a criatividade e algumas decorações ou alegorias mais específicas de cada boneco.

Segundo os organizadores, os bonecões levam, em média, quatro dias para serem confeccionados. “Não é exigida técnica ou habilidade específica para montar um bonecão, qualquer pessoa que queira participar, desde a criança até um idoso, pode desenvolver o seu personagem. A temática também pode ser escolhida pelo artista”, explicou um dos coordenadores do projeto, Eliezio dos Santos.

“A oficina tem proporcionado uma aproximação da população com as tradições do município. Além disso, faz com que a gente se sinta parte da festa, e não apenas espectadores”, destacou Bruno Martins, 24 anos, morador do bairro Terceiro Centenário.

As atividades acontecem todos os dias, das 9h às 21h e prosseguem até o Carnaval (em março). A Secretaria de Cultura e Eventos oferece apoio e disponibiliza funcionários para prestar informações aos interessados.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro