ONGs pedem cessar-fogo para retirar civis no Norte de Myanmar, na fronteira com a China - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
19/02/2015 - 09h26m

ONGs pedem cessar-fogo para retirar civis no Norte de Myanmar, na fronteira com a China

Agência Lusa 

Lashio (Myanmar) - Trabalhadores humanitários pediram nesta quinta-feira (19) um cessar-fogo para permitir a retirada de civis da cidade de Laukkai, que é palco de confrontos entre o Exército e rebeldes no Norte de Myanmar (antiga Birmânia), na fronteira com a China.

Milhares de pessoas fugiram da área remota de Kokang, no nordeste do estado de Shan, nos últimos dez dias, sendo que pelo menos 30 mil atravessaram a fronteira com a China.

Grupos locais suspenderam oficialmente o envio de caravanas humanitárias para a cidade de Laukkai, onde uma série de ataques feitos pelos rebeldes da minoria étnica Kokang, na semana passada, resultou em ações violentas.

A decisão foi tomada depois de uma caravana liderada pela Cruz Vermelha ter sido alvo de ataque que causou ferimentos em dois trabalhadores humanitários na terça-feira (17).

“Ainda não sabemos exatamente quantas pessoas continuam presas na região de Laukkai, mas retiramos cerca de 30 nessa quarta-feira (18)”, disse uma fonte da Cruz Vermelha na cidade de Lashio, a 140 quilômetros ao sul de Laukkai.

“Estamos pedindo um cessar-fogo por uns dias, para que possamos ajudar a retirar as pessoas. Atualmente, nem o nosso logotipo da Cruz Vermelha pode ajudar a proteger as pessoas. É muito triste”, disse a fonte.

Nos últimos dias, os confrontos têm se concentrado apenas no sul de Laukkai – depois de a cidade ter sido esvaziada pelo ressurgimento da violência na semana passada –, o que resultou na morte de quase 50 soldados.

O Exército recuperou o controle da cidade na sequência de ataques aéreos, seguidos de sangrentos confrontos em terra, que resultaram, segundo a imprensa estatal, na morte de dezenas de rebeldes.

Os rebeldes continuam fazendo emboscadas esporádicas contra caravanas militares e acampamentos, mas recuaram “quando foram lançadas contraofensivas”, segundo a edição de hoje do jornal Global New Light of Myanmar.

“Três membros do Exército morreram em combate, assim como dois civis”, informou o jornal, acrescentando que outros grupos rebeldes também têm realizado ataques.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro