�nibus passa a ser grátis para maiores de 60 anos em São Paulo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
22/01/2014 - 12h45m

�nibus passa a ser grátis para maiores de 60 anos em São Paulo

Agência Hoje 
Reprodução
Idosos ganham direito de viajar em ônibus intermunicipais sem pagar passagem
Idosos ganham direito de viajar em ônibus intermunicipais sem pagar passagem

São Paulo (Agência Hoje) - As pessoas com mais de 60 anos de idade, poderão viajar para qualquer cidade do Estado de São Paulo sem pagar passagem, de acordo com decreto que regulamentou lei assinada pelo governador Geraldo Alckmin. Dois assentos ficarão à disposição dos passageiros idosos em todos os 2.670 ônibus que operam em 631 linhas.

A lei entra em vigor a partir da meia-noite desta quinta-feira, 23, idosos com mais de 60 anos podem viajar para qualquer cidade do Estado sem pagar nada. Nesta quarta-feira, 22, o governador Geraldo Alckmin assinou decreto que regulamenta a Lei 15.179/2013 que estabelece a gratuidade para idosos nos ônibus intermunicipais rodoviários de São Paulo.

Alckmin destacou que São Paulo é um Estado amigo do idoso, o que torna a conquista muito importante. "A única exigência é que a pessoa peça a reserva 24 horas antes e que ela chegue meia hora antes do embarque. Não precisa ter carteirinha, não precisa ter nada, só mostrar a identidade para provar que tem mais de 60 anos," explicou.

As empresas devem reservar os assentos em locais de fácil acesso para o embarque e o desembarque. Decorrido o prazo para a reserva, a companhia pode vender os bilhetes correspondentes aos assentos, mas enquanto os lugares não forem vendidos, os idosos podem requerer a gratuidade, mesmo faltando menos de 24 horas para o inicio da viagem.

A lei prevê multa de 200 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), ou R$ 4.028, em caso de descumprimento.

"Nós temos 645 municípios no Estado. As pessoas vão poder conhecer municípios do litoral, estâncias climáticas, religiosas, culturais, enfim, conhecer melhor todo o Estado de São Paulo. Além disto, vão poder melhorar sua qualidade de vida, sua saúde, visitar um amigo. É uma medida de alcance social," finalizou Alckmin.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro