São Paulo, SP, 20/04/2024
 
11/06/2015 - 15h15m

Operação da PF e Ibama para combater o corte ilegal de madeira

Agência Brasil/Pedro Peduzzi  
Reprodução
Madeira extraída, da última mata nativa da região, vinha sendo transformada em carvão de forma ilegal
Madeira extraída, da última mata nativa da região, vinha sendo transformada em carvão de forma ilegal

Brasília - Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi deflagrada nesta quinta-feira (11) com o objetivo de combater o corte de árvores nos municípios de União de Vitória e Cruz Machado, no Paraná. A madeira extraída, da última mata nativa da região, vinha sendo transformada em carvão de forma ilegal.

A Operação Santa Clara, nome adotado em alusão à protetora das plantas, contou com a participação de ao menos 40 policiais federais e 20 agentes do Ibama para o cumprimento de dez mandados de condução coercitiva e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades paranaenses e, também, em Joinville (SC).

Segundo a PF, já foram apreendidos “diversos documentos falsos, além de caminhões e toneladas de carvão”. De acordo com os investigadores, os suspeitos burlavam as fiscalizações adquirindo documentos falsos, simulando a origem do carvão como se o produto fosse proveniente do Paraguai para o transporte nas rodovias.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro