Operação emergencial vai atender 170 mil passageiros de linhas da Zona Leste na 2ª feira - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
12/10/2013 - 23h03m

Operação emergencial vai atender 170 mil passageiros de linhas da Zona Leste na 2ª feira

Agência Hoje 
Reprodução
Em operação emergencial, Prefeitura vai substituir ônibus da Viação Itaquera a partir de segunda-feira, dia 14
Em operação emergencial, Prefeitura vai substituir ônibus da Viação Itaquera a partir de segunda-feira, dia 14

São Paulo (Agência Hoje) - A operação de 21 linhas de ônibus da Zona Leste, responsável pelo atendimento de 170 mil passageiros por dia, será feita de forma emergencial pela Operação Paese, com a participação de outras empresas de transporte. Os serviços terão inicio nesta segunda-feira, 14. 

A Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil, que atendia a região, foi descredenciada pela Prefeitura de São Paulo na sexta-feira, 11, por falhas na prestação dos serviços. O prefeito Fernando Haddad, declarou que o objetivo da medida é reduzir os transtornos causados pela concessionária à população.

“A empresa tem trazido enormes transtornos para a população da zona leste. A manutenção deste contrato traria prejuízos do ponto de vista da qualidade do serviço público. Os usuários estavam em uma situação muito desconfortável, que vem se precarizando nos últimos anos”, afirmou Haddad.

De acordo com relatório da Prefeitura, a Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil apresenta baixa renovação de frota, problemas no número de partidas e alto índice de reclamações. Com a decisão, a operação de 21 linhas passará a ser feita pela operação Paese e por outras empresas de transporte, por meio de contrato emergencial.

“A partir de amanhã nós temos uma programação de atendimento de toda a operação da garagem, em todas as linhas”, esclareceu José Evaldo Gonçalo, secretário-adjunto de Transportes.

Com o fim do contrato, os trabalhadores da empresa receberão apoio, com garantias aos seus direitos trabalhistas e recolocação profissional. “Toda gestão que faremos será no sentido da preservação dos direitos dos trabalhadores, inclusive ao emprego. Nós vamos zelar que nessa transição as quitações sejam feitas respeitando os trabalhadores”, explicou Haddad.

Segundo o secretário-adjunto José Evaldo Gonçalo, uma equipe da secretaria está reunida com o sindicato da categoria para negociar a solução da situação dos trabalhadores.

Na tarde de sexta-feira, 11, a Prefeitura de São Paulo divulgou nota de esclarecimento a respeito do cancelamento do contrato de concessão da Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil. A redação de Hoje São Paulo entrou em contato com a empresa, mas não obteve respostas sobre as atitudes que serão tomadas a nível administrativo ou judicial.

Veja a nota de esclarecimento divulgada pela Prefeitura:

Nota de esclarecimento - Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil

Devido às reincidentes falhas na prestação de serviços, a Prefeitura irá decretar a caducidade da concessão de transporte público, especificamente em decorrência da deficiência operacional de uma das duas garagens da empresa Itaquera Brasil. Com a decisão, a operação das linhas passará a ser feita pela operação Paese (na garagem onde já está operando) e por outras empresas de transporte, por meio de contrato emergencial (nas outras duas garagens).

Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes e a SPTrans ira anunciar nos próximos dias a reorganização geral das linhas de toda a região onde a Novo Horizonte/Itaquera Brasil atuava na Zona Leste, visando racionalizar o sistema e melhorar a eficiência da operação. A garagem Tiradentes atuava com 288 ônibus.

Histórico

Somente neste ano, a Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil recebeu 11.038 multas em função de mau atendimento à população. Do total de autuações emitidas, as principais são por descumprimento de intervalos e partidas e por veículos quebrados aguardando socorro no sistema viário. No mesmo período, a empresa foi alvo 8.030 reclamações de usuários, todas referentes à qualidade do serviço, sendo que a queixa mais frequente é por excesso de intervalo em suas linhas. Entre os itens mais citados há, também, casos de motoristas que não atendem o sinal de parada, direção perigosa, e descumprimento de partidas, o que ratifica a fiscalização realizada pela SPTrans e as consequentes multas aplicadas à empresa.

De acordo com o Índice de Qualidade de Transporte (IQT), elaborado pela SPTrans sobre o serviço prestado e referente ao primeiro semestre de 2013, a empresa teve uma nota de 46,09. Isto significou sua classificação em último lugar no ranking das operadoras na cidade, enquanto que a média geral das empresas alcançou a avaliação de 66,1. Esse índice considera itens como cumprimento de partidas, ocupação dos veículos, acidentes, reclamações, manutenção dos veículos e multas.

Oak Tree

A Oak Tree, concessionária de transporte público que operava na zona oeste da cidade, formalizou no início de setembro o encerramento de suas atividades na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo. A empresa vinha apresentando problemas na prestação de serviços. O serviço foi suprido pelas demais empresas do Consórcio Sudoeste, formado pelas viações Transppass e Gato Preto, que assumiram as nove linhas até então operadas pela Oak Tree, que atuava com 83 veículos.

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