Operação Verão: 38 menores em situação de risco são encaminhados à abrigos no Rio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
28/09/2015 - 17h28m

Operação Verão: 38 menores em situação de risco são encaminhados à abrigos no Rio

Agência Brasil 

Brasília - No primeiro fim de semana da Operação Verão, antecipada este ano em função de arrastões na orla do Rio de Janeiro, a Polícia Militar fez 50 abordagens a crianças e adolescentes. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), 38 menores foram avaliados em situação de risco e encaminhados para abrigos do município. Apesar do número de abordagens, o sábado (26) e o domingo (27) nas praias foram tranquilos e não houve registro de ocorrências graves.

As crianças e adolescentes apreendidos foram levadas para o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CIACA), localizado em Laranjeiras, zona sul do Rio. De acordo com a secretaria, os menores foram cadastrados no local e tiveram seus pais ou responsáveis contatados. Aqueles que não tiveram seus responsáveis localizados, imediatamente foram transferidos para a Central de Recepção Taiguara, em Del Castilho, zona norte da cidade.

A secretaria atuou durante todo o final de semana com cerca de 60 pessoas, entre educadores e assistentes sociais. As equipes ficaram em dois pontos fixos na orla da zona sul – Arpoador e Posto 9 – e sete vans percorreram locais estratégicos, em apoio à operação.

Segundo a PM, mais de 700 policiais foram distribuídos em grupos por diversas pontos, principalmente nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. As ações de prevenção tiveram o reforço de 380 guardas municipais.

Nos principais pontos de acesso à praia foram montadas 17 barreiras policiais, com revistas em ônibus e veículos. Apesar da polêmica e da proibição por parte da Justiça, as revistas nos ônibus que seguiam em direção às praias foram feitas em vários bairros, incluindo a zona norte e subúrbios da cidade. Os alvos principais da polícia eram os ônibus das linhas 474 (Jacaré-Jardim de Alah); 472 (Triagem–Leme); e 476 (Méier–Leblon).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro