Oposição síria lamenta posição da Rússia sobre regime de Assad - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
11/07/2012 - 09h35m

Oposição síria lamenta posição da Rússia sobre regime de Assad

Agence France Presse 
©AFP/Arquivo / Bulent Kilic
O líder do CNS, Abdel Basset Sayda
O líder do CNS, Abdel Basset Sayda

MOSCOU (AFP) - A Rússia, aliada do regime de Bashar al-Assad, não mudou de posição sobre a Síria, lamentaram nesta quarta-feira em Moscou os dirigentes da oposição síria após um encontro com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

"Confirmo em nome da oposição popular síria que não pode existir diálogo até que Assad saia. A Rússia tem uma opinião diferente", declarou Abdel Baset Sayda, o novo líder do Conselho Nacional Sírio, a principal coalizão da oposição no exterior.

"Não vimos nenhuma evolução na posição russa. Estive aqui há alguns anos e a posição (russa) não mudou", disse Burhan Ghaliun, membro da direção do CNS.

OPOSIÇÃO SÍRIA FALA DE REVOLUÇÃO NO PAÍS

MOSCOU (AFP) - Na Síria há uma revolução em curso, declarou nesta quarta-feira em Moscou o líder do Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão da oposição síria no exterior, durante um encontro com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

"Os acontecimentos na Síria não são apenas divergência entre a oposição e o governo, e sim uma revolução", disse Abdel Basset Sayda, comparando a situação do país com o que aconteceu na Rússia após a desintegração da União Soviética, em 1991.

"A revolução na Síria se parece com o que aconteceu na Federação da Rússia quando entrou na via da democracia", disse o líder do CNS.

Lavrov celebrou a possibilidade de ter uma conversa direta com Sayda em um "período crucial para a Síria", antes de destacar que desejava aproveitar a oportunidade para "esclarecer mais uma vez" a posição de Moscou a respeito da crise síria e defendendo o diálogo entre as partes em conflito.

Aliada de Damasco, a Rússia bloqueia qualquer resolução na ONU de condenação à repressão.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro