Organização Mundial da Saúde diz que Brasil está livre do Sarampo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
27/07/2016 - 13h19m

Organização Mundial da Saúde diz que Brasil está livre do Sarampo

Agência Brasil/Heloisa Cristaldo  
Agência Brasil/Marcelo Camargo
Em 2015, a rubéola também foi considerada eliminada
Em 2015, a rubéola também foi considerada eliminada

Brasília - Após um ano sem o registro de casos de sarampo, a circulação endêmica do vírus da doença foi considerada interrompida no país, conforme informou a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

De acordo com Ministério da Saúde, a expectativa é que, até o fim de 2016, o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS. O documento reconhece a eliminação da transmissão da doença em todo o continente americano. A região será a primeira do mundo onde isso acontece. Em 2015, a rubéola também foi considerada eliminada.

Os últimos casos de sarampo no país foram registrados em julho do ano passado, em um surto de sarampo no Ceará. Na ocasião, a OpasOMS investiu R$ 1,2 milhão para apoiar os custos de ações para controle do surto e no recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Mapeamento

Segundo a organização, os profissionais participaram do mapeamento das regiões com maior transmissão de sarampo. A iniciativa permitiu que a vacinação fosse feita tanto em unidades básicas de Saúde quanto nas casas das pessoas que viviam em áreas de maior circulação do vírus causador da doença.

O sarampo é normalmente transmitido por meio do ar e do contato direto. O agente infeccioso é um vírus que infecta as membranas mucosas e, em seguida, se espalha por todo o corpo, causando uma doença grave e altamente contagiosa.

Atualmente, a doença é considerada uma das principais causas de morte entre as crianças no mundo. Aproximadamente 114,9 mil pessoas morreram em consequência dessa doença em 2014, principalmente as menores de 5 anos de idade, o que corresponde a 314 óbitos por dia ou 13 por hora.

Rio 2016

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio, a Opas destacou a importância de os turistas e atletas se vacinarem contra sarampo e rubéola pelo menos duas semanas antes de viajar. A Olimpíada acontecerá entre os dias 5 e 21 de agosto no Rio de Janeiro, seguidas da Paralimpíada, de 7 a 18 de setembro.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro