Orquestra Sinfônica de Tatuí fará concerto na Sala São Paulo dia 16 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
08/02/2014 - 23h55m

Orquestra Sinfônica de Tatuí fará concerto na Sala São Paulo dia 16

Agência Hoje 
Divulgação
Orquestra Sinfônica de Tatuí prepara apresentação para a Sala São Paulo
Orquestra Sinfônica de Tatuí prepara apresentação para a Sala São Paulo

São Paulo (Agência Hoje) - Em comemoração aos 60 anos do Conservatório de Tatuí, a Orquestra Sinfônica da cidade vai iniciar a temporada artística de 2014 com a apresentação de um concerto na Sala São Paulo. O evento será realizado no domingo, dia 16 de fevereiro, às 11h, durante a série Concertos Matinais, com entrada gratuita.

A apresentação terá regência de João Maurício Galindo, um mais ativos maestros da atualidade. A preparação do coro é do maestro Cadmo Fausto. O repertório preparado para a ocasião, com duração de cerca de 70 minutos, inclui a Sinfonia nº 1 de Ludwig van Beethoven e “Vesperae Solemnes de Confessore” (Vésperas Solenes), de W. A. Mozart, para coro e orquestra.

A Sinfonia nº 1 foi a primeira das nove sinfonias de Beethoven. Foi composta em Viena entre 1799 e 1800 e estreada em 2 de abril de 1800. A obra chegou a ser criticada devido a seu aspecto inovador: a abertura começava com a tonalidade principal, numerosas modulações. A obra tem quatro movimentos.

O concerto contará com a obra de Mozart, composta como parte de suas funções na corte arquiepiscopal de Salzburgo. As obras trazem uma agitada escrita para cordas e rica declamação coral intercalada com passagens em contraponto erudito. A série de vésperas, de 1780, emprega ampla variedade de recursos estilísticos, desde a escrita fugal a seções na forma de ária e outras em formato antifonal.

Esta é a primeira vez que a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre sua temporada artística na Sala São Paulo, espaço privilegiado considerado a principal sala de concertos do país. Em outras ocasiões, a partir de 2012, tanto a orquestra quanto o Coro Sinfônico apresentaram-se no mesmo local a convite da Associação Tucca.

Para o diretor executivo Henrique Autran Dourado a apresentação marca o início das celebrações dos 60 anos do Conservatório de Tatuí consagrada escola de música, luteria e artes cênicas. “Além deste concerto em fevereiro, já temos no dia 29 de setembro uma nova apresentação agendada na Sala São Paulo, também por conta das comemorações dos 60 anos. O ano de 2014 será histórico”, afirmou ele.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes últimos a oportunidade de oferecer uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho.

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro Sinfônico vem realizando apresentações importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.

A apresentação deste dia 16 de fevereiro em São Paulo contará exclusivamente com participação de professores da instituição, todos integrantes da orquestra e do coro.

Mais Eventos

Em Tatuí, um total de 24 eventos importantes – entre festivais, encontros e concursos nacionais e internacionais – serão realizados neste ano de 2014. O primeiro grande evento está agendado para o período de 23 a 26 de abril, quando acontece o IV Encontro Internacional de Performance Histórica.

Todos os demais encontros internacionais – de Madeiras de Orquestra, Metais, Violonistas, Saxofonistas, Percussão, Cordas, Pianistas, Canto/Ópera e Coros – serão realizados até novembro deste ano.

Também estão confirmados os três eventos relacionados ao Festival de MPB – Certame da Canção, Raiz e Tradição e Painel Instrumental -, além do Curso de Férias, Semana da Composição para Bandas e concursos nacionais como o de Piano e Luteria.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro