São Paulo, SP, 16/10/2018
 
08/11/2013 - 14h26m

Orquestra surpreende com apresentação em pátio de escola pública

Agência Hoje* 

Jundiaí (Agência Hoje*) - A Orquestra Municipal de Jundiaí surpreendeu mais de 400 estudantes do ensino médio ao fazer uma apresentação não programada no pátio da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, no centro da cidade. Os alunos das classes do 6º ao 9º ano se entusiasmaram com os músicos e pediram detalhes sobre os próximos concertos.

A maestrina da Orquestra, Claudia Feres, também gostou do resultado e disse que os músicos estão preparados para repetir a experiência em outras escolas públicas, onde há um público diversificado e ávido por novidades. “É muito gratificante estar perto da juventude. Alguns recebem a música e todo o sentimento com mais facilidade, já outros precisam ser conquistados. As escolas devem incentivar a cultura, por meio da música", disse ela.

Habituada a trabalhar com jovens, Claudia Feres, explicou que com eles é preciso ter confiança e respeito. Durante a apresentação ela convidou o aluno Gabriel Dias, de 12 anos, para reger os músicos e ficou satisfeita com o resultado. O estudante  também gostou: “nunca tinha tido esta experiência. Achei muito interessante porque também gosto de bateria, mas preciso voltar à escola de música”, comemorou.

André Silva de Godoi, de 14 anos, e Jaqueline Poliana, de 13, também aprovaram a apresentação e demonstraram interesse em saber mais detalhes e acompanhar as próximas apresentações.  

“Quando digo que gosto de música clássica meus amigos acham bem estranho. Toco percussão e quero seguir carreira na profissão de músico”, confidencia André de Godoi. Para Jaqueline, apreciadora de  violão, a preferência é pela música instrumental. “Quero fazer faculdade de música”, afirmou.

Segundo a maestrina Claudia Feres os pais devem estimular os filhos a conhecer música e praticar. “É possível encontrar cursos gratuitos de música. As crianças precisam ter oportunidades para conhecer diferentes estilos musicais, importante para a vida e para a formação cultural do cidadão”.

Os concertos didáticos da Orquestra Municipal de Jundiaí continuam na cidade. Na quinta-feira, 7,, eles foram realizados para os alunos da Escola Estadual Coronel Siqueira de Moraes e, nesta sexta-feira, 8, na escola Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. No Polytheama, com concertos gratuitos, a OMJ se apresenta dia 22 de novembro, às 20h, com a Homenagem a Benjamin Britten, tendo como convidada a soprano Carol de Comi.

No dia 13 de dezembro, volta ao palco com “A orquestra visita o rock e o rock visita a orquestra”, do guitarrista Paulo Calligopoulos. Finalizando o programa de 2013, o grupo faz a apresentação de Natal no Paço Municipal, dia 20 de dezembro, às 16h, com a presença de funcionários da Prefeitura e de pessoas da comunidade.

* Com infomações de Flávia Alves

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro