Palestinos participam de procissão de Ramos em Jerusalém - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
01/04/2012 - 23h07m

Palestinos participam de procissão de Ramos em Jerusalém

Agence France Presse 
©AFP / Ahmad Gharabli
Peregrinos cristãos marcham durante procissão de Ramos em Jerusalém
Peregrinos cristãos marcham durante procissão de Ramos em Jerusalém

JERUSALÉM (AFP) - Milhares de católicos, entre os quais diversos palestinos dos Territórios ocupados, participaram neste domingo da tradicional procissão de Ramos em Jerusalém, que percorre o trajeto entre o Monte das Oliveiras e a zona antiga, em um ambiente festivo, constatou a AFP.

O porta-voz da polícia de Jerusalém, Shmulik Ben Ruby, estimou o número de peregrinos em 15.000. No ano passado, a procissão reuniu 10.000 fiéis, segundo a polícia israelense.

Vinte ônibus com capacidade para 50 pessoas chegaram para o evento a partir dos Territórios Palestinos, declarou à AFP Xavier Abu Eid, porta-voz da OLP (Organização para a Libertação da Palestina).

"Nos esforçamos em fazer com que todos aqueles que conseguiram uma permissão viessem", disse Abu Eid.

Os cristãos da Cisjordânia e Gaza precisam de uma permissão de entrada dada pelas autoridades israelenses para participar de festas religiosas na Cidade Santa.

Na aldeia cristã de Taybé, perto de Ramallah, a cerca de 20 km de Jerusalém, um terço das solicitações foram aceitas, informou um morador, enquanto seus colegas entoavam cantos de Páscoa em árabe.

Cada paróquia palestina - Taybé, Zababdé, Bir Zeit, Ramallah, Naplusa, entre outras - levava um cartaz com a distância que a separa de Jerusalem com a palavra "Palestina".

No centro do desfile podiam ser vistas bandeiras com as cores palestinas, proibidas em Jerusalém, assim como alguns vestidos tradicionais bordados.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro